segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

fim de férias

O povo jovem que vem sempre para Santo André já se foi. 
Que pena! As reuniões agora são menos álacres...
(da esquerda para a direita)
Caio voltou para São Paulo
Mariana para Niterói
Jade foi morar na Inglaterra
Emmanuel é o único que restou (mas logo,logo, deverá partir também)
Janaína voltou para Brasília e
Jan foi morar em Hamburgo.
---------
o mundo é uma casca de noz

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

rosto de criança

"Por vezes cruzamo-nos com rostos que nos reconciliam com o mundo. Na maior parte dos casos são rostos de crianças, ou de adolescentes. Algumas vezes, de velhos. Quase nunca de adultos, esses crispados, tensos, ruminando frustrações, pressas, responsabilidades, preocupações – rostos sem desejo, sem alegria. Incomunicáveis.» 
(João Martins Pereira, "O Dito e o Feito".)
-------
quadro de William Orpen "Retrato de Laura Hughes"

visto para trabalhar em Cuba

O governo cubano anunciou seu plano para salvar a economia da ilha. Vai encolher a máquina do governo e se abrir à iniciativa privada. Meio milhão de funcionários públicos estarão desempregados nos próximos seis meses (e mais um milhão, ao longo de 3 anos). São as medidas mais radicais, desde a implantação do regime comunista em 1959. O plano prevê a entrada em massa dos trabalhadores no setor privado e  lista as 178 profissões onde eles poderão atuar.  Olha só algumas das profissões possíveis:
“Reparador de instrumentos musicais”, “poceiro” (operário que abre poços), “alugador de bicicleta”, “fabricante de cintos”, “polidor de metais”, “pedreiro”, “vendedor de vinho”, “figura folclórica” (o que será isto?), “cartomante”, “vendedor de flores artificiais”, “engomadeira”, “polidor de metais”, “cabeleleiro”, “descascador de frutos naturais”, “estofador de botões” (a pessoa que cobre botões com tecido), “tratador de cães”, “par de dança”, “dandy” (???).  Outras carreiras: “operador de compressor de ar”, “reparador de pneus”, “vendedor de bebidas não alcoólicas em domicílio”, “coletor-vendedor de matérias primas” (no Brasil, a gente chama de  “catador de lixo”), “carregador de isqueiros”...
Basta solicitar a licença para exercer uma das atividades que constam do catálogo, aguardar a permissão e ficar à espera do milagre econômico. O horizonte parece negro para pelo menos dois milhões de trabalhadores cubanos e para as suas famílias, pois eles não possuem formação adequada nem receberão financiamento para lançarem seu próprio negócio.
--------
(dados fornecidos pelo blog "A terceira noite")



A vida aqui na praia

foto de Nina Leen
Chovia a cântaros quando a mulher do Chicó começou a sentir as primeiras dores do parto. Mal passara de meia-noite. Corajosamente,  ela preferiu suportar  as primeiras contrações em casa, na roça. Apesar do nome “roça” evocar um lugar distante do litoral, a roça de Chicó fica perto do mar daqui de Santo André. Tanto que ele veio a pé até nossa casa – talvez seja uma hora de caminhada rápida. Quando a campainha tocou a primeira vez, Cláudio ouviu,  murmurou algo ininteligível.  O som da voz dele me despertou.  Ao segundo toque da campainha, nos levantamos da cama para ver quem chamava tão cedo ( e naquela chuva...). Saíram os três para Belmonte: a mulher grávida, o Chicó e o Cláudio. Poderiam ter chamado a ambulância de Cabrália, porém o serviço não responde a quem deseja ser atendido no hospital de Belmonte  (é outro município). E como o casal já tinha acertado o parto com o médico de Belmonte,  o jeito foi pedir ajuda, porque naquela situação não dava mesmo para ir de ônibus, não é?  O menino se chamará Ariel.
No final dessa mesma manhã tomamos a balsa de Cabrália para outro programa inusitado: ser entrevistado na rádio. Isso nunca nos acontecera antes. Quem  convidou foi o Ray Rangel, um programador cultural local: atua no rádio, no jornal do Sol, nas festas praianas da “Confraria dos Artistas”... A rádio é a 104.9 FM, chama-se “Mãe Terra” e o programa era o “Cabrália Meio-Dia”.  Uma pequena sala pintada de branco, equipamento de computador, microfones, os locutores...  Conversamos sobre o Cine Cajueiro,  sobre os veleirinhos que foram feitos em Santo André para a escolinha de vela e as atividades culturais que são promovidas pelo Centro Cultural e pelo IASA.
Foi um dia diferente.

Taxi Driver, o clássico de Martin Scorcese

Por estes dias, Amadeo me contou ter revisto este clássico que é um dos melhores filmes de Martin Scorcese.  Disse-me que não perdeu um pingo do impacto. O protagonista, Travis Bickle,  é um motorista de táxi de New York,  louco, violento e desequilibrado. Robert De Niro num de seus melhores papéis.
Rejeitado pelas mulheres, ele acaba se tornando obcecado com a salvação de uma jovem prostituta interpretada por Jodie Foster, com apenas doze anos de idade, à época.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

as fotos do dia

Patrick Delaney ("Sant'Anas") entrou na Federal de Ouro Preto. Parabéns, Patrick! Adeus, jogos de vollley no campo, hem? Amei esta notícia. Ele foi visitar o pai na Inglaterra e depois... "Ó, Minas Gerais...."
Pinguim, o professor de capoeira, mostrando para o Luca como tocar o berimbau. Taí uma boa maneira de contribuir para o (bom) trabalho que o Pinguim vem fazendo com a capoeira em Santo André...(compre um berimbau)
Nossos queridos hóspedes brasilienses, Isadora e Luca
Paloma e Matteo (meu neto) curtindo o jardim, bem sentados perto do pé de biriba. Biriba é a árvore de galhos flexíveis de onde se tira a madeira para fazer berimbaus. Ambos são filhos de mães brasileiras casadas com italianos. A foto é de 2008.

OSCAR 2011 - Os filmes que estão concorrendo

"SÃO PAULO - Agora é aguardar até o dia 27 de fevereiro. Nesta terça-feira (25), em Los Angeles, os indicados aos 83º Oscar foram divulgados.
"O Discurso do Rei" saiu na frente com 12 indicações e se torna o favorito ao prêmio máximo do cinema em 2011.  "Bravura Indômita" vem logo em seguida concorrendo em 10 categorias; e "A Rede Social" e "A Origem" competem em oito cada. O favorito na categoria Melhor Ator é o britânico Colin Firth, no papel do monarca britânico George VI. A grande surpresa ficou pela indicação do Javier Bardem por "Biutiful" e Jeff Bridges por "Bravura Indômita". Vale lembrar que Bridges levou o troféu em 2010 por "Coração Louco". Entre as mulheres, Natalie Portman está na ponta das bolsas de apostas por sua atuação no drama "Cisne Negro", porém, ninguém se assustaria caso a veterana Annette Bening, da comédia "Minhas Mães e meu Pai", levasse a estatueta.

O Brasil terá seu representante na festa. O documentário "Lixo extraordinário", co-produção do Brasil e Reino Unido, concorre na categoria Melhor Documentário. A produção acompanha um projeto social do consagrado artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. "
(da "Folha de São Paulo")

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O embaixador na Tunísia

Em outubro passado fomos visitar um casal de amigos que havia se mudado recentemente para Túnis, capital da Tunísia, África do Norte. Ficamos hospedados na casa de Fachini (o primeiro, à esquerda) e Soninha que, na realidade, moram em Sidi Bou Said, uma Vila antiga, nos arredores da capital. Naqueles dias, o país estava aparentemente tranquilo, mas era só aparência mesmo, o gérmen da revolta política estava plantado. Abaixo, retransmito uma reportagem que saiu no jornal "A Folha de São Paulo" no dia 15 de janeiro,  para quem o Fachini deu uma breve entrevista.
----------------
"Milhares de pessoas tomaram as ruas da Tunísia ontem para celebrar algo jamais visto no mundo árabe: pressionado, o ditador Zine el Abidine Ben Ali, 74, cedeu a protestos e fugiu do país após mais de 23 anos no poder. Agências de notícias indicaram que o ditador pegou um avião e tentou se exilar na França, mas teve o pedido rejeitado. Seu destino ontem à noite era incerto. Assumiu o poder o premiê Mohamed Ghannouchi, até então aliado de Ben Ali.
Logo após a queda do ditador, surgiram sinais de liberalização. “Os preços do pão e do leite foram reduzidos e sites como o YouTube foram liberados, atendendo às reivindicações populares”, disse à Folha o embaixador brasileiro na Tunísia, Luiz Antônio Fachini Gomes.
Mesmo assim, “o clima é de pânico e incerteza e ainda não se sabe como o premiê será aceito”, complementou.
ONGs de direitos humanos contam 66 mortos, incluindo suíços e franceses.  O embaixador brasileiro diz que não há residentes ou turistas brasileiros feridos. O país tem uma pequena comunidade brasileira, com cerca de 60 pessoas, em sua maioria cônjuges de tunisianos, empresários e jogadores de futebol. 
 Cláudio e eu na casa dos Fachinis, em Sidi Bou Said
Os distúrbios se iniciaram em dezembro, quando um jovem ateou fogo ao corpo após ter perdido a licença para operar sua barraca de frutas. Morreu em 4 de janeiro.
Como uma bola de neve, protestos estudantis começaram de forma localizada, até acontecerem confrontos mais sérios no início da semana. A reação do governo de censurar sites como YouTube e Facebook, além do vazamento de documentos pelo WikiLeaks revelando corrupção no regime de Ben Ali, aumentaram a revolta."

O novo Afrodésia

Uma das novidades deste verão foi a reabertura do bar e restaurante em frente ao rio João de Tiba, agora sob a administração de Melissa e Stefano Visigalli
Fizeram uma nova decoração, ficou interessante, colorido. A vitrine exibe as máscaras de Cristinna, a mulher do Memo (italianos do Vêneto). O artesanato da Cristinna mistura cerâmica com palha de côco.
Um painel evocativo das bandeirinhas do Volpi
A frente do restaurante (na moto, o Marcelo Bottini). À noite, eles espalham as mesas sob o enorme cajueiro que tem ao lado ou simplesmente sob as estrelas, em frente ao rio. Ficou uma delícia, e estão caprichando nas noites com música ao vivo.

embarcações de Santo André

Uma vila de pescadores protegida por arrecifes. Enseada boa para barcos: eis Santo André visto da água
Essas duas superlanchas chegaram esta semana.
A canoa, creio que é a do Gilvan. O barquinho de trás é inconfundível...
É o barco que o pescador utiliza para chegar no Pólo Aquático
Aqui um barco que chegou em 2010 juntamente com seu dono, Wilhelm, um holandês
Carlindo e os esportes aquáticos. É professor de vela, de wind-surf, faz passeios...

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mark Zuckeberger em Santo André da Bahia

Na semana passada exibimos o filme “A rede social” (The Social Network) no ciclo “Cinema sob as estrelas” que acontece no Restaurante Casapraia toda sexta-feira. Foi uma surpresa ver aquela espectadores atentos -- a casa estava lotada.  Havíamos assistido um pedaço do filme em casa, sabíamos que os diálogos se sucediam num ritmo vertiginoso.  É um filme que não dá para divagar, você não vai entender nada se não prestar atenção. Pensávamos que as pessoas iriam se distrair e “voar” naquele ambiente gostoso de coqueiros, estrelas e brisa do mar. O filme conta como Mark Zuckeberger fez para criar o Facebook, o maior site de relacionamentos que a internet  já viu na sua curta vida. Hoje, os sites de relacionamentos são um meio de comunicação até mais popular do que os serviços de email.
Ao contrário de outros meninos prodígio, Zuckerberger não inventou o site na garagem de sua casa, mas na universidade de Harvard, logo depois de ter levado um fora de uma menina. Um tanto embriagado, começou a trabalhar no novo projeto naquela mesma noite. “Preciso tirar Jessica de minha cabeça, escreveu em seu blog.”  Poucas horas depois, o Harvard Facemash estava no ar, sendo uma brincadeira de  mau gosto para os colegas feiosinhos que tiveram as fotos de suas faces colocadas lado a lado com rostos de animais. Zuckerberger foi chamado à Diretoria e levou uma advertência. “As pessoas são mais voyeurs do que eu pensava”, disse.
Virou uma celebridade na escola e chamou a atenção de outros 3 colegas que estavam elaborando um site parecido.  Mark concordou em ajudá-los, só que passou a perna neles e em janeiro de 2004 registrou o endereço thefacebook.com   apenas no seu nome. Gerou um processo judicial.  Outra batalha jurídica foi com o brasileiro Eduardo Saverin, um carioca radicado nos EUA desde os 13 anos de idade. Saverin e Mark investiram mil dólares cada um e  os dois passaram 45 dias totalmente imersos no trabalho. O Facebook surgiu em 4 de fevereiro de 2004 e em 3 meses já tinha 200 mil estudantes inscritos. Os dois investiram mais 20 mil dólares e saíram em busca de investidores.  Quem ajudou na parte de financiamento foi outro ex-menino prodígio, o Sean Parker,  o criador do Napster, o primeiro site global criado para baixar música da internet.  Aquele que provocou um tsunami na indústria fonográfica. Sean contou à revista Rolling Stone que Zuckerberger foi de pijama e chinelos para um encontro com os diretores de um fundo de investimento. A história vai se desenrolando até chegar aos números de hoje: a empresa vale bilhões de dólares e tem 500 milhões de participantes.
Não se fazem mais bilionários como antigamente pelo menos no que tange à idade (esses que saem do Vale do Silício são muito jovens, pós-adolescentes) e à rapidez de acumulação do capital.  Já a ganância e a falta de escrúpulos parecem ser as mesmas, se é que o filme conta a história direito.
(fontes: Revista Negócios e Tiago Dória weblog)

ditados populares

"Quem muito se abaixa...










(fotografia de norito shihirakawa)

som nas alturas

Alguém das redondezas conseguiu dormir ontem?
Houve uma festa na minha rua com um som tão alto tão alto tão alto que estou surda até agora...

sábado, 22 de janeiro de 2011

Ricardo Woo, ceramista

A exposição das peças de cerâmica (raku) de Ricardo Woo continua aberta à visitação na Oca do Restaurante Casapraia. Na semana passada, o artista fez uma oficina de queima das peças, demonstrando  uma parte da técnica que emprega para fabricar os objetos. "In and Out", é o título da mostra.
Ricardo Woo mora em São Paulo; seu ateliê à beira-mar fica em Mojiquiçaba. Pelo jeito, tem energia eólica.

a vinda do filho e da afiliada

Levar o filho Caio que retorna para São Paulo
Pegar a afilhada Isadora que chega de Brasília com o filhinho Luca

A fotografia dos amigos de Santo André

A praia de Santo Antônio, vista por Guiomar (parece ser na boca do rio, próximo à casa de Alberto)
Gosto muito desta foto de alguns dos moradores, mas já não lembro de onde tirei...
Por-do-sol no rio João de Tiba, foto de Jan Lechte
Cadeiras na praia, um dos temas prediletos de Léa Penteado
Lua cheia na casa de Hans e Wally (a fotografia é deles)
(Obrigada!)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

hidroginástica com Marília Viegas

As aulas de hidroginástica estão ótimas! Às vezes é no rio, outras vezes, no mar. Depende das condições da água - se a corrente está forte demais (e nos arrasta para longe), se a água do mar está tépida, se a maré está alta ou baixa...
A Marília é uma excelente professora.  Animada e com dinâmica de grupo. A aula é loooonga... deveria durar uma hora, só que na última vez cheguei atrasada uns 40 minutos e os exercícios continuaram por mais uma hora e meia. Quando termino, só quero sombra, rede  e água de côco.  Acho que estou ficando cada vez mais baiana... Se alguém quiser aderir, as aulas são diárias (de domingo a domingo), sempre às 8:30, ao lado da ponta de Santo André. Vale a pena!

memorabilia

Mike Jagger, no Rio, 1968
Charles Chaplin  em Wall Street. Ele aproveitou  sua popularidade para vender "bônus de guerra" quando os EUA entraram na Primeira Guerra Mundial. Chaplin, Mary Pickford e Douglas Fairbanks foram recebidos pelo Presidente Wilson no prédio do Tesouro americano. O genial ator discursou na presença de trinta mil pessoas. Na foto, de autoria desconhecida, vemos Chaplin sobre os ombros de Douglas Fairbanks.
(fonte: "Images and Videos")

Elielto foi pro mar

O Elielto, um pescador local, amigo de meu marido,  passou ontem para se despedir. Ele quase nunca sai de Santo André, então a viagem promete ser muito interessante. O belga o contratou para levar um veleiro de Paraty até Fernando de Noronha. Talvez sigam até o Caribe, depois.
Na foto, com a Monica Lasselberger, a única austríaca que tem casa em Santo André da Bahia.
Bons ventos o levem, Elielto. E que  o tragam de volta...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quem vai ficar com Mário?


Conheci o Mario no campo de futebol, vinte dias pra trás. Foi-me apresentado como “padre Mario.”  Olhando a indumentária urbana, acreditei. No auge do calor baiano, o velhinho tava de calça comprida  bege e camisa social  de listrinhas vermelhas abotoada até o pescoço.  Um italiano do Piemonte, de óculos míopes e olhar vago. Soube pouco depois que Mário nunca foi padre – trabalhou e viveu no povoado uma década atrás, quando decidiu partir para o Maranhão com uma  mulher.  Não sei o que aconteceu entre ele e a  mulher, sei somente que Mario acabou voltando para Santo André. Veio de ônibus, chegou sem lenço e sem documento.   Ficou hospedado na casa de uns amigos por algum tempo, numa situação provisória porque adotar um idoso é uma questão complexa. Mario foi para a Pousada do Campeão, uns dizem que ele recebe uma pensão do governo italiano, na condição de ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, embora eu considere esta história um tanto fantasiosa.
Esta semana revi o Mario numa cena surrealista, quando eu estava tomando uma bebida gelada no Mata Encantada, numa manhã ensolarada. Ele chegou com uma mala na mão e umas sacolas na outra. Perguntava para todos onde era a casa dele.  Procuramos ajudá-lo perguntando na mercearia do Paulo Maciel se alguém sabia onde ele estava hospedado. Mistério. Voltei para o Mata Encantada, ele continuava lá.
“Tem café?”
Sim. Foi servido.
“Tem maconha?”
(Meu Deus, acho que Mario ouviu as pessoas falando em alemão e pensou que estava em Amsterdã.)
Enquanto discutíamos o que fazer com o Mario, ele mesmo tomou providências: deixou a mala e as sacolas em cima da mesa do Café e saiu montado numa bicicleta que estava estacionada na entrada do Café.  Foi preciso intervir, correr atrás dele e pedir que deixasse a bicicleta – era de um dos clientes...
A última notícia que tive do Mario foi que ele alugou uma casinha lá pros lados da Balsa.
--------------
Agora vejo o Mario com frequência, normalmente sentado em algum banco de restaurante, doceria ou bar.
Sempre sozinho e melancólico.

Das neue Kino des Dorfes

O "Mata Encantada" deixou de ser  apenas Café e Lan House. Aumentou suas instalações, aproveitando a parte do terreno que fica por trás  (no lado do Campo) e abriu um restaurante de massas, embaixo de um arvoredo. No inverno, o restaurante ficará aberto de sexta até domingo. Agora Ueli e Mayo estão organizando o funcionamento de um cinema na parte de cima do Café. Eles possuem uma ampla coleção de filmes suíços e alemães.
Com a população de origem germânica aumentando,  caso os filmes não tenham legenda em português, isto não será problema. A gente mora na roça, mas em ambiente multicultural. Tem espaço para outras tribos, quem quiser que se apresente.

a vida aqui na praia

Sempre tem atividades com crianças, como o aniversário de 2 anos do Natan, filho de Raimunda e Gilvan. Olha o tamanho do bolo!
O aniversariante procurando se esconder da câmera. Não queria ser fotografado de jeito nenhum...
Alguns gostam de fazer pose para as lentes
Praia com as sobrinhas e os sobrinhos-netos... Organizando o carro pra caber todo mundo
Nesse dia fomos para Jacumã, uma praia deserta
Iara se esbaldou no mar
Luísa colheu os frutos dos cactos, sob o olhar carinhoso da avó (minha irmã Themis)
Enquanto o Pedro se esbaldava na areia
Lídia e Vicente. Que pena, eles voltam para Brasília amanhã...Saudades, sempre.