quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Os gêmeos

Usei meu celular para fotografar o cartaz da exposição na fachada do prédio sabendo de antemão que o guarda iria me repreeender. Um simples olhar me alertou que o homem estava ansioso para proibir qualquer coisa. Qual o problema, se o cartaz estava fora do prédio? E a exposição não era de dois grafiteiros?Ao entrar no salão da FAAP compreendi que o moço estava certo. Se ele não proibir algo logo na entrada, vai ficar difícil reprimir a enorme vontade de brincar, correr e tocar que nos assalta naquele parque de diversões repleto de imagens surrealistas e cores alegres que criam uma atmosfera de sonhos através da mistura de imagens cotidianas com o abstrato. Delirante. E tem espaços lúdicos como a casinha, a carruagem, o barco, todos inundados de objetos, luzes, brilhos – em contraste com o ar melancólico que suas figuras trazem nos olhos miúdos, nas perninhas finas e no jeito de periferia urbana e folclore nordestino. Por sorte a gente pode entrar, sentar e até tocar uma pianola.
Os Gêmeos são uma dupla de irmãos (gêmeos) paulistanos, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo, que começaram espalhando suas imagens nas paredes da metrópole, mas só se tornaram conhecidos no Brasil depois que um de seus murais tomou forma numa rua de Nova York (acima).
Hoje os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra (fachada da Tate Modern, o museu de arte moderna de Londres), Alemanha, Grécia, Cuba, e outros países.
Este ano Os Gêmeos vão participar de eventos no mundo inteiro e só devem retornar ao Brasil para uma grande exposição no final do ano. Pena que a prefeitura cobriu alguns dos trabalhos dos irmãos que estavam espalhados pela cidade de São Paulo .
Na caminhada desde a Consolação até o local da exposição fui andando pela Bahia...

para ver mais dos gêmeos, acesse

Nenhum comentário: