sábado, 1 de maio de 2010

Origem do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho teve origem num movimento ocorrido em 1886 em Chicago, uma megacidade industrializada. No dia primeiro de maio daquele ano, nada menos de 200 mil trabalhadores fizeram uma greve geral reinvidicando a redução da jornada de trabalho diária de 13 para 8 horas. Dois dias depois houve um enfrentamento coma polícia e alguns grevistas morreram durante a escaramuça. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada, e alguém jogou uma bomba no meio dos policiais matando sete agentes. A polícia abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Sugestão de leitura para o feriado
Não sei se Paul Lafargue era preguiçoso, mas por certo teve uma vida agitada. Participou da Comuna de Paris, brigou com Bakunin e casou com Laura, filha de Karl Marx. O casal terminou a vida em suicídio com ácido cianídrico em 1911. Veja um trecho do livro de Lafargue
“Na sociedade capitalista, o trabalho é a causa de toda degeneração intelectual, de toda deformação orgânica… o proletariado, traindo seus instintos, desconhecendo sua missão histórica, deixou-se perverter pelo dogma do trabalho. Duro e terrível foi seu castigo. Todas as misérias individuais e sociais nasceram de sua paixão pelo trabalho”.

Nenhum comentário: