sexta-feira, 30 de julho de 2010

você já foi à Bahia?

Um vôo vazio, o jornal espalhado, o aceno da amiga que nos aguarda no saguão do aeroporto de Porto (bem desarrumado por uma reforma que se arrasta há meses).  Estão naquela fase fatal do “desculpe o incômodo, estamos trabalhando para o seu conforto”.   Descemos a ladeira e pegamos a estradinha para Santa Cruz Cabrália – de lá, só o rio João de Tiba nos separa de Santo André.   Em Cabrália, fogos de artifício espocavam pela volta de Jorge Pontes ao cargo de prefeito.  Ele e a vice-prefeita Maria Ozélia estavam em revezamento feroz pela disputa do cargo há mais de um mês.   Na lanchonete da balsa, numa demonstração do humor típico do brasileiro, uma figura conhecidíssima da região, o músico Mafei, encostou o violão numa cadeira para preparar um bolão de apostas: “qual será o prefeito de amanhã?”  Ainda bem que a dança das cadeiras vai parar, porque a decisão agora foi do Supremo Tribunal Federal e deu ganho de causa a Jorge Pontes.  Melhor assim.
Quem é que não gosta de chegar em casa depois de uma viagem, por curta que seja? Ainda que os móveis estejam empoeirados, as roupas por lavar e a gente não  encontre nem ovo na geladeira. Para matar a fome e a saudade de conversar com Pablo e Amadeo fomos lá para o Casapraia – caramba, que surpresa boa -- a noite rolou entre conversas com pessoas tão interessantes como diversificadas.
Ao longo da noite fomos reencontrando o Léo Dourado, a Bilu, o Vanzildo, a Carol, do bar “Maré” (de mudança para Cabrália), a mãe dela, uma psicanalista paulista de olhar vivaz (sabe dessas pessoas com quem você se sente confortável? será que é por causa da profissão?), Caio e André, jovens empresários da noite, são amigos do Duty,  o próprio Duty (ele já acertou com Federico da Praia das Tartarugas a segunda edição do réveillon 2011),  os hóspedes da guesthouse do Casapraia – um arquiteto famoso e a mulher dele, empresária de moda, o Ugo e um sobrinho dele (Rocco) que reside em Milão...
Dessas noites que rolam aqui em Santo André,  inesperadas, misturadas. E gostosas!
Santo André está ficando chique? Inevitavelmente, conversamos sobre a hipótese do povoado se tornar “a nova Trancoso”. Acho que a maioria quer desenvolvimento econômico, mas com sustentabilidade da qualidade de vida que se tem aqui.

Nenhum comentário: