Deborah Kerr, no papel de Pórcia |
William Shakespeare,
poeta nacional da Inglaterra e maior dramaturgo da literatura universal, é o
criador de personagens eternos – quem nunca ouviu falar em Romeu ou Hamlet? Desenhou o retrato da alma humana com tamanha
perfeição que 400 anos depois suas peças continuam a ser encenadas em todo o
globo. Algumas delas tratam de temas da história romana: Tito Adrônico (uma
tragédia violenta), Antônio e Cleopátra (a relação amorosa entre o militar
romano Marco António e a imortal rainha do Egito), Coriolano (um general
lendário da Roma antiga), e ainda Júlio César -- uma peça em cinco atos que trata
da conspiração dos senadores romanos contra o vitorioso general, seu
assassinato por esfaqueamento aos pés da estátua de Pompeu, a traição de seu (in)fiel
seguidor Brutus, e a fúria indignada de Marco Antônio, seu amigo verdadeiro,
que faz um dos mais célebres discursos da história do teatro. Na obra
transparece o fascínio que o poder exerce sobre o ser humano, a lealdade, a
vaidade, a traição, a possibilidade de manipulação das massas pelo poder da palavra.
Alguns dias atrás, um amigo-poeta
(Piero Eyben) postou o poema Aproximações ao Topázio, de Haroldo de Campo
o topázio
canibaliza seus amarelos
lente no olho tórrido
da luz
forno solar
"Sem título" (obra de Cy Twombly, artista americano) |
Queria, quiçá, aludir à seca
sufocante que assola o planalto central nesta época do ano ou à beleza
gema-de-ovo dos ipês amarelos que explodem cor no céu azul-brilhante da
capital.
Agora explico como é que Shakespeare e
Júlio César surgiram nesta rede. Na peça, a mulher de Brutus (que se chama
Pórcia) escolhe um modo terrível e incrivelmente original para se suicidar. Quando
tem notícias das derrotas que Brutus enfrenta nas batalhas travadas durante a
guerra civil desencadeada pela morte de César, Pórcia, apavorada, coloca brasas
incandescentes na boca. Morre em duplo suplício -- queimaduras e asfixia.
Algo mais ou menos assim, como na segunda estrofe do
poema de Haroldo
aqui se
mascam
carvões ardentes
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