terça-feira, 11 de outubro de 2011

Santo André da Bahia: o relato de uma visitante

Matteo em Santo André
 Sempre que encontro fragmentos virtuais do povoado na internet, trago-os para cá, na maior sem-cerimônia, até porque caiu na rede é público. Minha idéia aqui neste espaço é colecionar o máximo de fotos, histórias, depoimentos e etc sobre o lugar onde moro. Uma espécie de "enciclopédia" de Santo André, cheia de verbetes e vertentes. De Pablo recebi um link-presente: o blog de Fernanda Tangui, uma viajante (o blog dela é aqui )
Eis as impressões dela:
"Quando estive em Arraial d’Ajuda em junho passado, dei uma esticada até Santo André e visitei meus queridos amigos Pablo e Amadeo da Casa Praia. Deu vontade de voltar e em Setembro passamos uma semana deliciosa hospedados na pousada Victor Hugo. Nunca tinha ficado tanto tempo em Santo André, que de tão parado e bucólico dá até sono e estava um tanto apreensiva com encarar tanto tempo em lugar sem nada para fazer.
Como garantia contra o tédio, alugamos um carro e um dia fomos a Arraial e outro a Trancoso. Nem precisava. Santo André, que descrevi em artigo de 2009 como A Praia Mais Bonita do Brasil, continua linda e super agradável. Nos acomodamos numa rotina de muito sono, longas caminhadas na praia e bons restaurantes. Não precisou mais nada e teríamos ficado tranquilamente mais duas semanas. Se pudéssemos...
Pousada Victor Hugo, foto de Cláudio Calmon

A pousada Victor Hugo continua sendo a melhor opção de hospedagem, apesar da simplicidade franciscana e da falta de televisão nos quartos. O serviço continua gentilíssimo e profissional, mas a comida já não é tão boa como nos anos de 2002 a 2007. Perdeu terreno para o restaurante da pousada Jacumã e pela novidade da região: o ótimo restaurante da Pousada do Corsário, dirigido por uma descendente de japoneses, Miki, que comanda a casa com precisão e bom gosto. Sem falar nos preços camaradas. É sem dúvida a lagosta melhor e mais barata do Brasil! Porções bem servidas e bem apresentadas, sabores inusitados na combinação de queijo coalho grelhado com azeite de oliva, tomate e manjericão. O camarão na mini-moranga é delicioso e a farofa de lagosta, inigualável. Não visitei os quartos, mas parece que há uma suíte beira-rio muito confortável. É uma alternativa se a Victor Hugo estiver lotada.
A restaurante Gaivota foi um pouco repaginado – não muito – e oferece moquecas corretas e lagostas idem. Abriu também uma lojinha com coisas simples, mas interessantes.
A vida noturna de Santo André continua comandada por Pablo e Amadeo no bar, cinema e restaurante Casa Praia. Tem até pizza e as sessões de cinema das sextas e domingos são bem divertidas. Em vez de trailers, como nos cinemas, há vídeos de shows musicais antes dos filmes. Que são sempre alternativíssimos: de dinossauros franceses dos anos 30 a bizarros filmes canadenses desta década. A moda pegou e o Guia 4 Rodas 2012 menciona com destaque as sessões cinemáticas de Pablo e Amadeo. Os “movers and shakers” de Santo André!
Voltarei na Páscoa 2012 para conferir um ambicioso restaurante francês em Cabrália, o da Vanda transplantado a Porto Seguro e para, acima de tudo, curtir muito a calma e beleza da minha amada Santo André."

Nenhum comentário: