quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Alimentação do povo chines



Os alimentos mais tradicionais são o arroz, a soja, o peixe, a carne de porco e os legumes. Há pratos que nós, ocidentais, consideramos "estranhos", como a carne de cachorro, gato, cobra, gafanhoto, e até mesmo o escorpião e a barbatana de tubarão.
A culinária chinesa nasceu com os primeiros povos que habitaram aquelas terras, há mais de 4 mil anos. Mas a comida não é feita de qualquer jeito: os cozinheiros chineses têm um princípio baseado no taoísmo, o ensinamento deixado por filósofos chineses antigos.
A alimentação chinesa pode ser dividida em estilos de cozinhar do norte e do sul. Em geral, os pratos do norte são oleosos, sem serem enjoativos, e os sabores do vinagre e do alho tendem a ser mais acentuados. As massas desempenham um papel importante na cozinha do norte: talharim, pastéis do tipo ravióli, bolos recheados no vapor, bolinhos de carne, e pão assado no vapor são prazeres favoritos feitos de farinha. As cozinhas de Pequim, Tientsin e Shantung são os estilos mais conhecidos.

Nenhum comentário: