quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ilha do Peso - segunda etapa

De vez em quando passava uma ou outra embarcação, proveniente de Canavieras, a cidade do outro lado do estuário. O Enrique diz que existem três tipos de seres humanos: os vivos, os mortos e os marinheiros
A casa do Shell na ilha --  um sueco que conheci recentemente no aniversário da Paula que celebramos na pizzaria da Joyce. A Ilha do Peso tem uma penca de terrenos pertencentes ao pessoal que mora ou frequenta a Costa do Descobrimento. A amiga que nos levou para conhecer tem um bom lote e foi pioneira nos idos de 70 - arquiteta, construiu a primeira casinha do lugar.
O piloto do Tirateima estava meio desanimado...
"Ser o visitante apaixonado de inumeráveis ilhas...."  e encontrar o varal colorido de roupas estendidas
Navegamos até chegar na Barra do Peso:  voltamos a ver o mar. O encontro das águas pardas do rio com as ondas do Atlântico é bonito demais!
Foz de rio "vou pegar um robalo", arriscava o Cláudio...
Enquanto isso, fui passear um pouco na praia juntamente com Maninha e Andreia. Deserta... só para nós.
A ponta de areia é a extremidade mais próxima de Canavieiras. Existe uma segunda ilha, do outro lado do rio que está se "desmanchando". O fenômeno está causando o aumento territorial da Ilha do Peso pois a areia está sendo arrastada para lá. Tem gente que já ganhou cerca de 200 metros em sua propriedade devido a este deslocamento causado pela força da água fluvial e marítima.
Almoçamos e descansamos por algumas horas nestes chalés que contam com cozinha coletiva equipada (inclusive com varandas e redes). É proprietário o Pascal, um arquiteto francês que mora em Paris e vem duas vezes ao ano para o seu paraíso. Como é amigo da Maninha foi-nos possível desfrutar bem o lugar. Onde ele mora, de um lado da ilha é o rio e do outro, o mar. Belo!
Esta é outra ilha, fica em Santo André da Bahia e se chama...advinhe.... Ilha Paraíso! De propriedade particular, família de Salvador. Lindona: este lado é o do rio, voltado para o povoado. Na outra margem é o mar... 

Nenhum comentário: