domingo, 10 de junho de 2012

Ulisses, de James Joyce


A maleta está pronta: embarco na terça para Jamesjoyce Town -- um espaço transitório que se instalará no auditório Dois Candangos, da Universidade de Brasília, de cujo site puxei a matéria abaixo.
-----------------------
Evento celebra 90 anos de Ulisses
Universidade realiza homenagens, na próxima semana, aos 130 anos de nascimento do escritor irlandês que escreveu um clássico da literatura mundial
Francisco Brasileiro - Da Secretaria de Comunicação da UnB

"No ano em que a publicação do livro Ulisses de James Joyce completa 90 anos, a UnB participa das homenagens ao escritor irlandês que acontecem no mundo inteiro. A partir da próxima terça-feira, 12 de junho, o evento "BLOOMSDAY BSB 2012 – CêEmana BLOOM: 90 anos de Ulysses e 130 de nascimento de Joyce" vai ressaltar os aspectos revolucionários da obra, que mudou a forma de construir narrativas no século XX. Augusto de Campos, expoente do movimento concretista de poesia e um dos primeiros tradutores da obra para o português, estará na quinta-feira na UnB para um bate papo sobre a obra do autor.
  “O Bloomsday já ocorre aqui em Brasília desde 2007, mas desta vez vamos promover um simpósio crítico durante toda a semana”, explica Piero Eyben, professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura (TEL) e um dos organizadores do evento. O Bloomsday acontece todos os anos no dia 16 de junho. Em todo mundo, os fãs do autor rememoram os eventos de um dia da vida do personagem Leopold Bloom, descrito no livro Ulisses. Segundo Piero, o evento também será uma celebração dos 50 anos do Instituto de Letras.

NOVO PARADIGMA - “Ulisses é um dos maiores clássicos do século XX. O livro mudou todas as estruturas da literatura até então”, explica. “Ele quebra a estrutura linear e constrói 18 formas narrativas novas”. O livro, com mais de 800 páginas, relata um único dia da vida dos personagens. “Ele é o primeiro que desenvolve a técnica do monólogo interior, em que a narrativa acompanha os pensamentos dos personagens”, conta o professor.
  O evento contará também com a presença de dois professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros, especialistas na obra de Joyce. Além disso, haverá também exibição de filmes, debates e mesas redondas. Em uma delas o professor Edvaldo Bérgamo, do TEL, vai relacionar a obra de Ulisses a outros autores da língua portuguesa. “A ênfase será em Fernando Pessoa e Antonio Lobo Antunes, que também desenvolvem em suas obras a noção de fluxo de consciência, do lugar do artista na modernidade e a relação tensionada entre linguagem e realidade, aspectos presentes na obra de Joyce”, explica Edvaldo.
ilustração de Catarina Sobral
PERFORMANCE - O início das homenagens acontecerá no Auditório da Reitoria. As demais atividades serão realizadas no Auditório 2 Candangos, na Faculdade de Educação. No dia 16, uma performance vai encerrar as comemorações do Bloomsday. Os atores André Ardens, Antonella Kalavati, Carla Branco, Rafael Toscano, Tiago Lanuck e Wilton Oliveira encenarão a peça “O Bordel de Dona Circe”, que corresponde ao capítulo 15 de Ulysses".

Nenhum comentário: