domingo, 16 de dezembro de 2012

Santo André da Bahia: onde ficar onde comer (dicas do Ricardo Freire)

Acabei de voltar da praia de Santo André da Bahia, um lugarejo bonito onde vivi durante anos. Aqui neste blog continuo a guardar as matérias que aparecem nos jornais e nos blogs sobre o lugar. O escrito abaixo é do jornalista e doutor em viajaria Ricardo Freire: o dono do blog "Viaje na Viagem". Saiu em 9.12.2012
 --------------------------------
"É a sua praia: se você quer sossego e comida boa
Não é sua praia: se você se incomoda com um mar que nem sempre estará superazul
Vai por mim: A balsa do rio João de Tiba deixa para trás a micareta permanente de Porto Seguro e entra em território de paz. Santo André é um oásis de sossego na Costa do Descobrimento: mesmo no Réveillon e até no Carnaval o lugar permanece a salvo do excesso de lotação. A praia é comprida e deserta: eventuais gatos pingados na areia indicam a localização das pousadas e do hotel. Um defeito? O mar só fica realmente azul na maré baixa, quando não está misturado às águas do rio.
Pousada Victor Hugo - EM FRENTE ao mar
 A maior qualidade? A perfeita integração entre nativos e forasteiros que se instalaram por ali – é isso que faz de Santo André um lugar tão especial. 
Alunos do IASA (foto de Cláudia Schembri)
Pegue praia no beach lounge Casapraia (excelente escolha também para almoçar), no bar de praia da Pousada Victor Hugo ou na barraca da excelente cozinheira Maria Nilza, em Guaiú (10 km). 
A vila tem excelentes restaurantes, como o inventivo El Floridita, na pousada Corsário, e o Gaivota, ambos debruçados no rio; o vero italiano Sant’Ana, na ruazinha beira-rio; os restaurantes das pousadas Jacumã e Vila Araticum, abertos ao público; e a Chácara do Céu, dos antigos donos da Casapraia, que realizam jantares especiais mediante reserva com antecedência. Às sextas-feiras há sessões de cinema na Casapraia. Às noites os locais costumam se encontrar no Sant’Ana, no Bar do Rio ou no shoppingzinho a céu aberto da vila. A região é própria para pesca oceânica (marlim azul) e para mergulho (nos corais do Araripe). O passeio mais bacana é ir a Belmonte (30 km), que tem um casario histórico (não tão bem conservado quanto o de Canavieiras) e lá pegar um barco para percorrer os canais do rio Pardo, no delta do Jequitinhonha.
Onde ficar: pé na areia você pode escolher entre duas ótimas pousadas, a clássica Victor Hugo e a caprichada Jacumã. A Casapraia tem um bangalô de arquitetura excepcional (mas leve em conta que fica perto do restaurante). A praia também tem um resort sui generis, o Costa Brasilis, que mais parece uma pousada espalhada em um grande terreno (entenda isso um elogio). Outras duas pousadas não ficam exatamente na areia, mas estão na praia: a Vila Araticum, na “quadra de trás”, e o bed & breakfast Banana da Terra, nos fundos da pousada Victor Hugo.
Na vila, à beira-rio, estão a pousada Corsário, a Ponta de Santo André e a Gaili.
Pousada Ponta de Santo André

10 km ao norte da vila encontra-se o hotel mais exclusivo da região, a Toca do Marlin, de apenas 10 apartamentos, enormes, construídos com materiais de luxo, e com um haras anexo.
Próxima à praia de Guaiú, a Canto da Reg costuma ter bons preços; é bom estar de carro se quiser curtir a vila.
Como chegar: saindo de Porto Seguro pela orla norte, em 30 km você chega a Santa Cruz Cabrália, onde pega a balsa que leva 10 minutos para atravessar o rio João de Tiba. A vila de Santo André fica 3 km adiante. Do centrinho é possível entrar na praia e seguir caminhando pela areia; mas é melhor chegar à areia pelas pousadas e restaurantes.'
-------

Nenhum comentário: