quinta-feira, 23 de agosto de 2012

carta para um amigo de santo andré da bahia


Caro amigo,
Depois de tanto tempo ausente passei hoje no redefurada e vi que você havia se tornado o mais recente membro do blog, o de número 118 – uma categoria especial de visitante que se dá ao trabalho de colocar seu nome clicando na faixa azul onde se lê “participar deste site”. Acho esta atitude tão gentil que anoto todos os nomes cuidadosamente numa folha à parte.   Já fui muitas vezes visitar as páginas dessas pessoas na calada da noite – a maioria desconhecida na vida real – mas raramente deixo recado, gosto de olhar em segredo.
Quero lhe dizer que essa última viagem para o povoado de santo andré foi particularmente significativa. No início uma sensação de perda -- quando abraçava uma pessoa tinha um desgosto de despedida, quando olhava para o rio pensava que ele não chegaria ao mar, e que as folhas cairiam das árvores a qualquer momento sob a chuva de um vento leste valente.  O espírito aos poucos foi se acalmando, comecei a me sentir em casa novamente – e o mais estranho – mais em casa do que quando eu morava lá. É que fui compreendendo de uma vez por todas que pertencer a um lugar é um sentimento íntimo que não precisa de passaporte nem de carteira de habilitação. É uma questão de identidade, de sintonia, não carece da autorização de ninguém.  Nem exige exclusividade.  Dentro de nós – você que o diga, tão viajado que é – vão se ajeitando pedaços de cidades, de muros, de raízes, de olhos de gente.
Um mapa-múndi de memórias, sonhos e reflexões.
----------------
Abraços, e até a próxima curva da estrada.

2 comentários:

Anônimo disse...

É enfim consegui ser "seguidor", não que eu já não fosse...
Tentei varias vezes pelo explorer, sei lá pq não conseguia. Foi só entrar, sem querer, um dia pelo google chrome e foi tão fácil !
bjs

olimpia disse...

Eu também mudo de provedor quando alguma coisa não vai bem com o Firefox... vá entender o que passa pelos chips deles...
beijo!