quarta-feira, 2 de abril de 2008

Natal, Rio Grande do Norte (texto de Noeli Nobre)

Amei o Rio Grande do Norte, estado maravilhoso. O paraíso é ali no Nordeste - região de cultura forte, de personalidade. Natal é cidade pequena, se comparada a outros centros urbanos do país, mas é lugar que reúne diversidade. Ali, convivem a cultura sertaneja em seus sabores exóticos e a da capital, estão presentes o nacional e o internacional. Só espero que os estrangeiros não nos roubem o paraíso.
Passei sete dias no Rio Grande do Norte neste mês de março, cinco em Natal e dois em Pipa. No período que fiquei em Natal, passeei pelo litoral norte. Fui a Genipabu e a Jacumã. Mergulhei em Maracajaú e nadei em Punaú. De ônibus, atravessamos o sertão, rumo a Galos e Galinhos, local quase intocado. Vi dunas tão bonitas, me lembraram os Lençóis Maranhenses. Também reservei um dia para ficar em Natal. Fui ao forte dos Reis Magos. Passei pelo centro histórico. Almocei no Mangai, self-service de comida regional. Não encarei a buchada de bode, mas me deliciei no arroz de queijo e nas macaxeiras, que eu chamo de mandioca. Andei pelo centro da atualidade. Natal tem bons restaurantes. Gostei do Camarões, na Ponta Negra, e olha que não como camarão.
Por falar em Ponta Negra, fiquei hospedada no hostel Lua Cheia, o mais famoso do Brasil. Em forma de castelo medieval, o estabelecimento tornou-se um ponto turístico. Observe cinco minutos apenas e perca as contas de quantas pessoas param na frente para tirar foto. Imagino que o proprietário, quando o construiu, há uns 20 anos, não tinha pretensão nenhuma. Veja que rumo a coisa tomou. Sem contar que fiz tantos amigos. Cada dia estava em um grupo diferente. Por fim, fui para Pipa. Um colega de trabalho foi me encontrar. Alugamos um carro e descemos. Digamos que eu teria preferido Pipa fora do feriado (era Semana Santa). A cidade estava lotada de jovens, moças bem arrumadas, azaração total. Legal, mas não era esse meu objetivo ao ir para Pipa. Queria mesmo era curtir as praias e preferi as dos arredores, como a do Madeiro e a Barra do Cunhaú. No Madeiro, vimos golfinhos; no Cunhaú, tomamos um banho de rio delicioso.

No último dia, voltamos a Natal pela Rota do Sol. Vimos mais praias, dunas e falésias. Paramos em Búzios para um último mergulho. Fui de biquíni direto para o aeroporto, troquei de roupa lá. E embarquei para Brasília, com uma sensação de que poderia ter ficado uns dias a mais no Rio Grande do Norte. Da próxima vez, quero ir a São Miguel do Gostoso.

Nenhum comentário: