domingo, 5 de julho de 2009

FLIP Festa literária de Paraty



No dia 4 de julho, dia da independência americana, conheci os franceses Sophie e Gregoire. Dirigiram-me a palavra sem apertarem minha mão e sem me olharem, no entanto contaram-me intimidades de suas vidas amorosas. Eles se conheceram quando Sophie fez uma festa para celebrar seu aniversário e -- como em anos anteriores -- chamara para a festa o número de pessoas correspondentes à sua idade + 1, o convidado surpresa. Grégoire era a surpresa da vez, levado por uma amiga de Sophie que fora sua namorada anos antes (e o abandonara ). Ele contou ali para a atenta e curiosa platéia que levou de presente um caríssimo Chateaux Margaux e para seu desapontamento Sophie nem tirou o papel de seda da embalagem pois, como explicou um conviva, ela nunca abria seus presentes de aniversário, só os guardava em estantes para depois fotografar ou abrir numa hora de solidão.
Sophie tem outros hábitos curiosos: gosta de seguir as pessoas: uma vez seguiu alguém de Paris até Veneza e fez disso uma obra de arte conceitual. Em outra ocasião, contratou um detetive particular para segui-la. E outra pessoa para seguir o detetive. Sem necessidade econômica, trabalhou como arrumadeira de hotel para bisbilhotar e fotografar a bagagem dos hóspedes.
Gregoire nasceu em 1960 em Tizi-Ouzou, na Argélia. Foi andarilho, pintor e finalmente jornalista e escritor. Seus livros são baseados em experiência pessoais divertidas e francas. Num deles, “O convidado surpresa” ele conta a estória de seu relacionamento com Sophie.
Mas a questão aqui de Paraty é que depois de meses de relacionamento – Sophie confessou que estava apaixonada – Grégoire resolveu terminar o namoro e o fez através de um email – deixando Sophie indignada e confusa com as palavras evasivas dele. A artista escolheu mulheres de 107 profissões diferentes e pediu para elas interpretarem o que ele realmente quis dizer. O resultado é o trabalho Prenez soin de vous (“Te cuida”), que recebeu como título as últimas palavras da carta.
Ontem foi a primeira vez que os dois discutiram o final do relacionamento e o fizeram em público. Grégoire disse que veio a Paraty para não ficar com toda a culpa da estória. “Não concordo com o procedimento de Sophie, mas o resultado é incrível”, disse ele. “O e-mail era de alguém que decide ir embora, mas não sabe como dizer isso”, retrucou Sophie. “Não se tratava de vingança, mas de um projeto artístico”.

Nenhum comentário: