quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fiado só amanhã (por Felippe Barretto)

"Por quê a dívida dos EUA foi rebaixada? A resposta clássica é que o país vive além de suas possibilidades há anos, com déficits fiscais constantes e crescentes. Até então, tudo se resolvia mandando imprimir mais dinheiro e prometendo pagar depois. Mas após a novela do teto da dívida, precipitou-se um clima generalizado de que fiado, só amanhã.
Mas por quê isso aconteceu agora? Está fácil colocar a culpa direta na agência de rating, ou nos Republicanos do Tea Party. Mas se não fossem esses os eventos, poderiam ser outros, quaisquer outros, e o resultado seria semelhante.
De onde eu vejo, os EUA e a Europa estão exaurindo suas capacidades de manter o crescimento econômico. Não restam remédios monetários nem fiscais, tudo já foi usado, não há mais como remendar. Sobraram só uns xaropes ralos, que continuarão a ser usados em doses crescentes, com efeitos colaterais para todas as moedas do mundo.
Sem crescimento, o grande esquema de Ponzi (ou esquema de pirâmide) do Capitalismo global entrará em colapso. Os emergentes continuam a pedalar, retardando por mais algum tempo a evidenciação generalizada de que o sistema Capitalista é insustentável. Em algum momento a derrocada virá, e os acontecimentos do fim de semana aceleraram o processo.
Para impedir que a farsa se revele e o povo exija mudanças, veremos as máquinas da Propaganda estatal a todo vapor, para manter a opinião pública em sua ilusão inerte, hipnotizados pelo entretenimento. No Brasil, já está no forno o AI-5 digital para lidar com as vozes dissidentes. A mesma Propaganda vai garantir que todos permaneçam apavorados, por todos os tipos de mentiras fabricadas para legitimar os governos. A Veja já está nas bancas sugerindo que você entre em pânico.
Talvez a única saída que resta para o Sistema seja uma nova Guerra, um conhecido e perverso motor do crescimento. Para isso basta que a opinião pública seja levada a apoiá-la, e os eventos de 11 de Setembro nos EUA (e tantos outros na história) mostram que um falso atentado pode ser arranjado, e depois vendido como a revanche contra um inimigo comum.
Penso nisso e imagino tempos difíceis pela frente. Não vou ficar com medo, senão caio no jogo do Sistema. Mas preciso aprender logo a fazer tapioca: pode até faltar pão, mas mandioca aqui vai bem em qualquer situação."
----------
Caríssimo Felippe: Grazie mille pela contribuição!  Quando li  seu texto notei, de imediato, que você ou estudou Economia ou acompanha assuntos econômicos com acuidade.  Sabe do que está falando; e consegue tornar mais leve um campo árido. Consigo avaliar;  fui funcionária do Banco Central por longos anos; 14 dos quais trabalhando na área internacional, precisamente na equipe formada para negociar e implementar os acordos soberanos de reestruturação da dívida externa (na época dos defaults e do plano Brady). Aposentada há dez anos, sinto uma enorme defasagem técnica, mas ainda me interesso em acompanhar Bolsas&Afins
Olha só esta definição dos T-Bonds que achei num glossário financeiro
Treasure Bonds - "Títulos emitidos pelo Tesouro Nacional dos Estados Unidos com vencimento  em 30 anos. Possuem denominação mínima de US$ 1.000,00 e datas de vencimento de mais de 10 anos. São emitidos por meio de anotação em registro. Incluem taxa de juros estabelecida – cupom – e pagam juros duas vezes por ano a seus donos. Única aplicação do mundo considerada de risco zero."  (grifo meu). 
(a definição está defasada... incrível, deixaram de ser tripleA...)
Talvez você tenha razão: é muito além do jardim americano... Pode mesmo ser o começo da ruína do modo de produção capitalista. Também vou aprender a fazer tapioca, urgente. Beijos, e obrigada, novamente.

Nenhum comentário: