domingo, 30 de setembro de 2012

praia de Itacimirim, litoral norte da Bahia

Não conheço a praia de Itacimirim - estas fotos são da internet. Itacimirim veio parar aqui porque alguém de lá se cadastrou como seguidor do redefurada. Em reciprocidade, e porque hoje é domingo -- dia de praia -- replico o post escrito por Marina Silva.
(é preciso cem verões para conhecer o litoral da Bahia)
-------------------
"O vilarejo surgiu de uma pequena vila de pescadores que viviam na estreita faixa de terra entre o rio Itacimirim e o mar. Casas de sapê, barcos e muito verde compunham o cenário. Um paraíso que hoje abriga  casas de veraneio, hotéis e pousadas confortáveis. Mar azul salpicado de barquinhos coloridos, extensas faixas de areia dourada, mata atlântica e manguezais, lagoas e rio.
Itacimirim é um refúgio  para surfistas, amantes de esportes náuticos e para aqueles que querem aproveitar a praia e as belezas do lugar. Este pequeno paraíso abriga belas praias, no litoral norte da Bahia. Mas aí também se encontram lagoas de água doce e áreas de mata atlântica que permitem caminhadas e longos passeios. Para conhecer a exuberante natureza local, há excursões guiadas que passam por rios, corredeiras e a sede do Projeto Garcia D´Avila.
Quem preferir um programa mais leve, pode dar uma volta de bicicleta na lagoa (5 km) ou andar pela praia. Há ainda a opção de passeios de caiaque no Rio Pojuca e de banho de cachoeira na Cascatinha, próxima a vila Barra de Pojuca. 
Itacimirim ficou conhecida internacionalmente em 1984, quando o navegador solitário Amyr Klink aportou na Praia da Espera após completar a travessia pelo Oceano Atlântico, da África do Sul ao Brasil, em 100 dias, em um barco a remo. Um monumento em sua homenagem foi construído no local.
A praia da espera é a mais famosa devido a sua beleza, com estrutura de barracas erguidas sob a sombra das amendoeiras e piscinas naturais de água morna. Reza a lenda que quando havia tempestades as mulheres iam até a praia para esperar seus companheiros voltarem da pesca. Foi daí que surgiu o nome Praia da Espera. Uum belo porto de pequenos barcos, ideal para o banho. As piscinas naturais formadas por arrecifes de corais são ótimas para o mergulho com snorkel. Quem preferir o mergulho mais avançado, pode aproveitar o navio naufragado a menos de uma milha deste ponto. a Ventos bons permitem a prática de esportes como kitesurf e windsurf. Entre os meses de dezembro e fevereiro, pode-se observar a desova das tartarugas marinhas e no período de agosto a setembro, o mergulho das baleias Jubarte.
A Praia das Ondas é o ponto de encontro de jovens, mas a Praia do Peru  é o local preferido dos surfistas, e é palco de campeonatos. Na Praia da Barra, o turista se deslumbra com a beleza de Itacimirim. O Rio Pojuca deságua no mar e torna o local excelente para banho. Ladeado por manguezais, areia clara, coqueiros e barracas, a foz é o lugar preferido pelos banhistas.
Como chegar a Itacimirim
De Salvador para Itacimirim, são 50km de rodovia em ótimo estado. Pode-se também seguir de ônibus a partir do Terminal Rodoviário de Salvador. Os ônibus partem a cada trinta minutos, pela manhã, e no intervalo de uma hora, no turno vespertino, e param no entroncamento de Itacimirim. Daí será preciso pegar um táxi ou moto-taxi até a praia.
Para quem vem do norte, via Sergipe, segue pela BR-099, conhecida como a Linha Verde. A distância, da divisa até Itacimirim, é de 147km."
----------
texto de Marina Silva

Nenhum comentário: