quinta-feira, 30 de julho de 2009

Orçamento Participativo em Santa Cruz Cabrália e seus distritos




Em junho deste ano, Santo André recebeu uma comitiva de funcionários da Prefeitura – inclusive o prefeito Jorge Pontes. Vieram anunciar e explicar a novidade: Santa Cruz Cabrália terá um Orçamento Participativo. É um mecanismo de gestão pública que está sendo implantado no município, através do qual uma parcela do orçamento – muito pequena, não vamos nos iludir – poderá receber críticas, sugestões e fiscalização dos cidadãos.
Pois bem, ontem à noite, em reunião no auditório do IASA, aconteceu a segunda reunião, coordenada pelo sociólogo José Renato Mello, onde a platéia de moradores escolheu
1) as áreas de atuação consideradas prioritárias;
2) os delegados locais.
Novamente, o local estava cheio, talvez até mais gente do que na primeira reunião. Depois das inscrições na lista de presenças e do recebimento da cédula do voto, deu-se início à listagem das prioridades, de onde sairia as 3 principais. Foram elas
1) saneamento básico
2) saúde
3) água
A primeira dispensa comentários: sabemos que só 50% da população brasileira dispõe deste serviço público. Para a saúde, desejamos que o posto de saúde local se torne um PSF – Programa de Saúde da Família. Esta promoção traria melhorias no atendimento médico e traria o tão sonhado consultório dentário. Cabrália dispõe de 10 PSFs – nenhum em Santo André.
Quanto à água (ai, esta água!) lembramos que no final do ano passado – em plena época de festas do final do ano – a cidade ficou mais esburacada do que queijo suíço porque estavam instalando um novo sistema de água encanada, uma vez que o antigo está em situação precária. Quando tudo parecia pronto, a empresa terceirizada para este serviço se retirou do povoado sem concluir a tarefa.
Vamos ver se agora sai água destes canos.
Escolhidos os tópicos, passou-se à eleição dos delegados locais. Foram eleitos: Edivaldo, Jimena, Josivalda (a Jô), Joílson, Messias (do futebol) e Cláudio Calmon (o mais votado).
Foi uma noite democrática e bonita. Conseguimos lidar muito bem com as dificuldades que já fazem parte do folclore da cidade: apareceu um bêbado para perturbar, surgiram reclamações de caráter pessoal, faltava objetividade e outros percalços.
Mas o objetivo foi alcançado: fizemos nossas escolhas, através do voto. Além disso, fato que me emocionou, havia muitos jovens na platéia e diversos deles fizeram intervenções, perguntas e sugestões, nem sempre apropriadas (a meu ver), mas ingressando neste processo de participação comunitária e cívica.
Nesse quesito do Orçamento Participativo o próximo passo será uma reunião com todos os delegados do município e seus povoados em final de agosto ou início de setembro, em Cabrália.
O que nos falta agora, minha gente, para preencher uma lacuna de atuação comunitária fundamental é a composição de uma chapa coerente para a eleição da diretoria da ASSOCIAÇÃO DE MORADORES. Será em setembro.


2 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns... Santo André está de parabens com este processo de Participação Popular.
Gilberto Peixoto

olimpia disse...

Gilberto, obrigada por seu estímulo. Acabei de falar com uma amiga do Guaiú (povoado próximo),lá foram eleitos 3 delegados.
A gente tem muito chão pela frente...
abraço,
olimpia