quinta-feira, 5 de abril de 2012

Costa do Descobrimento: Santo André da Bahia

curva no rio joão de tiba
Navegando por diários virtuais de viajantes reais, fui hoje parar  num lugar chamado "Com Fusos" -- gostei muito do trocadilho do título, do visual limpo e organizado do site, do conteúdo. Quem escreve é Nina Santos, "jornalista, mestranda e apaixonada pelo ato de viajar." Nina compartilha informações e experiências de viagens (aqui).  
O melhor  de tudo é que tem um post recente que fala de Santo André -- e o rede furada coleciona estas impressões e depoimentos com muito carinho...
-----------------------------
outra praia da costa do descobrimento: santo antônio, ao lado de santo andré..(foto de oscar por guiomar)

"A Costa do Descobrimento fica na região sul da Bahia e tem como centro a cidade de Porto Seguro. É lá onde está o principal aeroporto da região e, portanto, é onde grande parte dos visitantes chegam. Porto Seguro, no entanto, é apenas um dos vários destinos atrativos da região. Um pouco mais ao sul, é possível chegar a Arrial D’Ajuda e Trancoso. Já ao norte, encontram-se Santa Cruz de Cabrália e Santo André. Há serviços de táxi que fazem a ligação de Porto Seguro com todas essas cidades, mas se você pretende se locomover pela região, talvez valha mais a pena alugar um carro.
O que aconteceu nessa região, assim como em outras regiões turísticas da Bahia, é que o fluxo de turistas aumentou muito nos últimos anos. Porto Seguro se tornou destino queridinho principalmente dos jovens paulistas e por isso a cidade fica impossível em algumas regiões do ano como a “semana do saco cheio” em que muitos colégios paulistas fazem excursões para lá.
Com o inchaço de Porto Seguro, as pessoas começaram a fugir para o sul o que tornou Arraial e Trancoso – que mal tinham luz elétrica há alguns anos – destinos muito visados. Hoje as festas de réveillon destas cidades já são extremamente conhecidas. Sem dúvida essas cidades, além dos pontos turísticos históricos e das belas praias, contam com boa infra-estrutura de hotéis, restaurantes e transporte. Mas se o que você quer mesmo é sossego total, recomendo escolher algum destino próximo, mas menos conhecido.
Um desses destinos é Santo André, que aliás está ficando conhecida exatamente por ser uma alternativa à muvuca da região. Ela fica a 35km de Porto Seguro e para chegar, indo pela orla, é preciso atravessar o rio João do Tiba de balsa. O lugar promete praias belíssimas  e calmas aliadas a hospedagens charmosas. Vou ver de perto se essa promessa se cumpre e conto aqui em breve =) "
---------
Nina, moro em Santo André há quase 6 anos... acho que você não ficará desapontada. Boas férias!

Um comentário:

Nina Santos disse...

Oi Olimpia,

Já comecei uma serie de posts sobre minha ida a Santo André. Acho que pode te interessar. Se quiser, dá uma olhadinha em http://ninasantos.com.br/comfusos/.

Abraços