segunda-feira, 7 de maio de 2012

o primeiro festival de inverno de Santo André

 

 

Festival de Inverno de Santo André






O texto abaixo veio do blog que a jornalista Léa Penteado (aqui) criou para auxiliar as escolhas dos viajantes que se dirigem para este curioso -- e lindo -- povoado baiano. Ela está coordenando a primeira edição de um festival cultural que acontecerá em julho de 2012.  Se você ainda não conhece Santo André -- ou quer voltar -- creio que será uma excelente ocasião.
---------------
Vila de Santo André tem uma orquestra jovem, uma pequena companhia de dança e a paixão pelo cinema. Esses são os diferenciais da vila com menos de 800 habitantes que tem no turismo a sua sustentabilidade.

A orquestra de cordas do IASA (Instituto Amigos de Santo André) integra o projeto Ojiba–Orquestra Jovem da Bahia e atende a 90 jovens e crianças. A companhia de dança desenvolvida pelo Centro de Cultura e Convivência tem o suporte do Grupo Corpo Cidadão, um projeto social do consagrado Grupo Corpo de Dança, de Minas Gerais. O Cine Cajueiro, projeto implantado pelo casal Olímpia e Cláudio Calmon em 5 anos exibiu mais de 300 filmes para crianças e jovens, formando uma geração de cinéfilos e cineastas experimentais.

Com o objetivo de reforçar a arte e a cultura em sua comunidade e estimular o turismo, foi criado o 1º Festival de Inverno de Santo André que será realizado dias 27, 28 e 29 de julho com a seguinte agenda:

Dia 27 – Noite de Danças

  • ·        Apresentação dos alunos do Centro de Convivencia e Cultura com apresentação de         coreografias diversas, uma viagem do tango ao xaxado;
  • ·        Apresentação de Dança Afro - Profa. Vivian Lee;
  • ·        Convidada : Marilia Viegas, cenógrafa e professora de dança.

Dia 28 – Tarde Literária : Encontro dos jovens com aum autor.

  Noite Musical

  • ·         Apresentação da Orquestra de Cordas do IASA com a participação de 40 músicos da Ojiba (Orquestra Jovem da Bahia)
  • ·         Apresentação de percussão (os instrumentos são criados em oficina no IASA) tendo o  percussionista Dalua como convidado.
  • ·         Convidados: músicos mineiros Tininha Castro (clarinetista) e Vito Duarte (oboísta). 

Dia 29 – Noite do Cinema

  • ·         Apresentação de curtas criados pelo grupo jovem de Santo André com escolha dos 3 melhores que serão premiados.
  • ·         Apresentação de filme nacional recém lançado com a presença do diretor e 2 atores (a ser anunciado).

Nenhum comentário: