segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A Casapueblo de Punta Ballena

Temos uns amigos, a Cristiane e o Rodrigo, que conseguem ser ex-moradores e futuros-moradores de Santo André simultaneamente. Passaram o ano de 2010 aqui na Vila, voltaram para São Paulo e agora pretendem retornar para viver o ano de 2012 em Santo André da Bahia, se Deus quiser.
No momento, viajam pelo Uruguai.  Passaram em Punta Del Este e conheceram a Casapueblo, esta construção com jeitão de castelo medieval e labirinto grego.

"O ponto mais importante e mais famoso para se visitar em Punta é a Casapueblo, onde mora o artista plástico uruguai Carlos Páez Vilaró, conhecido e premiado no mundo inteiro. Seu ateliê fica na parte mais alta da casa, que tem ainda um restaurante e um hotel.
Esse obra arquitetônica nada convencional, localizada em Punta Ballena, a 15 km do centro de Punta del Este, começou a ser construída em 1958, a partir de um cômodo feito de latas. Mais tarde foi revestido com ripas de madeiras que vinham de navios naufragados.
Anos depois o artista descobriu a receita que daria a cara e o estilo que a casa tem até hoje. Com cimento e cal, "pregou" uma espécie de tela de galinheiro nas paredes de madeira e pintou sua casa, feita toda à mão, de branco. 
A intenção foi dar contraste com o céu e o mar.
Vilaró tem muita ligação com o Brasil e uma forte influência africana em suas obras. Diz que quando visitou a Bahia, em 1956, encontrou a África inteira lá.
Uruguaio, Vilaró acredita que a arte e a vida são como um largo caminho cheio de portas que devem ser abertas para descobrir o que há por trás de cada uma.
Para ele, sempre falta algo, sempre há portas para serem abertas."  
(Luciana Carvalho, Revista da Folha)
------------
Obrigada pela carta e pelas fotos!

Nenhum comentário: