quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Santo André (Bahia): o roteiro enviado por Priscila

foz do rio João de Tiba, em Santo André (foto Marcelo Bottini)
Esta semana surgiu um comentário cordial e simpático aqui no blog, vindo de uma moça chamada Priscila Almeida:
-----------
"...com certeza um paraíso no Brasil. essa é uma das provas de que nem sempre precisamos viajar para fora do país para encontrar lugares lindos. Estive há um ano em Santo André e foi uma das melhores férias da minha vida. Para quem quiser ainda mais detalhes desse lugarzinho abençoado por deus, ví um roteiro aqui (http://migre.me/783sb)
Grande abraço a todos!
Priscila.
13 de dezembro de 2011 11:18"
----------
Fui lá no endereço e achei esta matéria na página da Viaje.com.br   
Foi escrita há algum tempo; mesmo assim trouxe para o redefurada; é para a coleção de depoimentos sobre o povoado.
(obrigada, Priscila)
a praia de Santo André (foto de Léa Penteado)
 "A pacata vila de Santo André, sul da Bahia, fica a menos de 40 km de uma das capitais brasileiras do agito, a festiva Porto Seguro. A região proporciona um turismo mais rústico e simples, mas com todas as delícias dos desejados refúgios litorâneos da Bahia.
A palavra preservação tem tudo a ver com o lugar, é que o vilarejo, distrito de Santa Cruz de Cabrália está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Santo Antônio. As paisagens mesclam mata atlântica, restingas costeiras, falésias, recifes de coral e praias para lá de especiais.    A beleza natural da região pode ser apreciada já na travessia de balsa do Rio João de Tiba, que leva de Santa Cruz de Cabrália até lá. O trajeto exibe um mangue vistoso em meio à paisagem de mata atlântica.
A calmaria da praia
Ao pisar em Santo André, esqueça facilidades como bancos, caixas eletrônicos e máquinas para pagamento com cartões de crédito e débito, entre outros sinais de civilização. 
E é na frente da praia que se concentram as casas e os empreendimentos hoteleiros do vilarejo, como o Resort Costa Brasilis e outras opções de hospedagem, o complexo é o único da região a contar com um spa.
Vizinho ao Costa Brasilis fica a encantadora Pousada Victor Hugo, com um delicioso bar pé na areia aberto aos hóspedes e ao público em geral (a foto ao lado, da Pousada Victor Hugo, é da revista). Passar algumas horas no barzinho à beira-mar, apreciando o vaivém das ondas, é um programa relaxante. O encantamento é ainda maior para quem encarar a caminhada, por uma estrada de terra, rumo à praia semideserta de Jacumã, cuja porção esquerda recebe o nome de Tartaruga. Essa é a praia mais famosa de Santo André, na qual se formam convidativas piscinas naturais quando a maré fica baixa.
Além da Vila
foto de Jadson Silva
A 25 km de Guaiú fica situada a praia de Mogiquiçaba, ponto de encontro de jovens surfistas, próxima ao camping e restaurante do Gilmar.
Com ele é possível se informar sobre aluguel de pranchas e aulas de surfe. Mais meia hora de carro e chega-se a Belmonte, cidade com casarões centenários às margens do Rio Jequitinhonha.
Mais do que circular pela cidade, o bacana mesmo nos arredores de Belmonte é fazer um passeio de voadeira no Rio Jequitinhonha. Tipo de lancha pequena e rápida, a embarcação navega pelos mangues do rio, os mais belos do sul da Bahia, até chegar na tranquilidade de Barra do Peso, praia que, banhada por rio e por mar, rende um inusitado mergulho
meninos do makulelê, em Belmonte - foto de Giampi D'andrea
 Quando ir 
Embora esteja a menos de 40 km ao norte de Porto Seguro, Santo André é garantia de sossego e rusticidade o ano inteiro, até mesmo no verão
Clima
A temperatura varia entre 20°e 30°C e costumar chover apenas em maio. Ainda assim, o tempo não chega a impossibilitar o acesso dos turistas à praia.
Como chegar 
Para chegar a Santo André, deve-se voar para Porto Seguro (BA). No aeroporto de Porto Seguro (BA), uma das opções é alugar um carro. Se esse for o caso, pegue a BR-101 até Eunápolis e, depois, a BR-367 até Santa Cruz de Cabrália, num trajeto de apenas 25 km.

Nenhum comentário: