terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal: as madonnas

Semana do Natal, época de celebração do nascimento de Jesus Cristo para os católicos; para os demais, é tempo de encontros, presentes, ceias compartilhadas com família e amigos. Pensei em dar o ar natalino no blog através das madonnas, as imagens ou pinturas que representam a Virgem Maria e logo associei o tema com o pintor italiano da Alta Renascença, Raffaello Sanzio (Rafael) que se notabilizou pelas telas esplêndidas de Maria e Jesus, como este acima de contorno suave e equilíbrio perfeito 
Madonna della Seggiola, também de Rafael. Óleo sobre madeira cortada em formato redondo (tondo). Mostra Maria abraçando Jesus sob o olhar devoto do jovem João Batista. Palácio Pitti, Florença.
Outra obra de Rafael, Madonna dos Cravos (1507) conhecida em inglês como Madonna of the Pinks, apresenta uma Virgem bem jovem brincando com seu filho. A atenção da criança está voltada para as delicadas flores que Maria segura, os cravos, símbolo de amor e do casamento. A pintura retrata um momento prazeroso e delicado de intimidade.
Uma madonna da época medieval. Arte bizantina. Autor Meister der Schule Von Norgorod. Louvre, Paris. Os artistas desta época ainda não utilizavam o tratamento da luz, nem os planos, faltava o controle das proporções... repare o menino Jesus pequenito...
As cenas da sagrada família  são das mais representadas nas artes, principalmente na pintura. Jusepe de Ribera, Lo Spagnoletto : A sagrada família com Santa Ana e Catarina de Alexandria (1648).

Nenhum comentário: