terça-feira, 7 de setembro de 2010

Centro de Cultura

Pelo email chegam os ecos da batalha do pessoal do Centro de Convivência e Cultura do povoado de Santo André para mantê-lo em funcionamento. Estão tentando fechar as contas do ano de 2010 e com planos de construir uma sede própria numa parte do terreno que pertence à Associação de Moradores, atrás da Escola Municipal. A equipe atual da diretoria é composta de voluntários (pela ordem alfabética): Alícia, Amadeo, Maninha, Pablo, Regina, Virgínia, Wally. São os que se encarregam da parte administrativa e contábil, além da angariação de fundos.
O Amadeo não faz parte da diretoria "oficialmente", mas com a mente criativa que lhe é própria ajuda muito a pensar o espetáculo do final do ano e agora trabalha no desenho da nova sede. A Virgínia – aquela senhora que faz o artesanato de raku (uma técnica cerâmica originária do Japão) – é ainda a orientadora pedagógica dos professores do Centro. Ultimamente tem dado aulas de espanhol gratuitas. A equipe docente é coordenada por Jimena Alvarez, uma profissional qualificada que se dedica ao aperfeiçoamento corporal dos alunos através das técnicas de alongamento e das posturas de dança. No momento está tentando formar uma equipe juvenil de dança-teatro. Robertha Carneiro (foto) é outra professora, de  balé clássico. Além disto, se encarrega das coreografias,vestuário... Além da equipe dos professores Jimena, Mazinho e Roberta , o Centro  ainda com a Minha, uma mulher do povoado que cuida do lanche das crianças e de outros afazeres. Fortuitamente, outros voluntários aparecem – é o caso da Cris, que ingressou este ano no difícil campo de tornar a leitura atraente para os jovens.
O Centro conta com a ajuda de outras gentes...seria impossível e monótono citar todos aqui. Até porque o que eu queria dizer mesmo é que nós de Santo André da Bahia sentimos um orgulho danado deste pequeno Centro irradiador de cultura (e carinho).

Nenhum comentário: