quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Meio-dia em São Paulo

foto de Geno Riva
Solange empurrou o vidro da porta giratória do Banco do Brasil lamentando as notas de tédio amarfanhadas na bolsa amarela. Caminhou devagar pela alameda movimentada, procurando decifrar as mini-narrativas escritas nas faces das pessoas, nas fachadas dos prédios, nos artigos das lojas, no improvável beco, no tipo de lixo jogado ao lado da calçada.  Uma coisa é a realidade, outra, muito diferente, é a percepção da realidade. Só parou de caminhar uns quarenta minutos depois quando avistou a banca de revistas onde compra os filmes semi-clandestinos. Uma chuva fina começara a cair.  Achou abrigo no apartamento de amigas que moram na vizinhança. 
Olhou com prazer as fotos da montagem da exposição dos Gêmeos, em Vitória, imagens de obras de sonhos coloridos e desenhos deliciosamente lunáticos, tudo disponível no iphone em cima da mesa.  Dois minutos depois de saírem do prédio de apartamentos, Solange e sua amiga encontravam-se debaixo de um aguaceiro. A única proteção era o frágil guarda-chuva cor-de-rosa. 
 -- Leve com você... 
 Solange agradeceu – se despediram na estação de metrô do parque Trianon – ela ainda olhou por uns instantes carinhosos o guarda-chuva rosa se afastando.  Entrou na linha verde, telefonou para casa para avisar que estava chegando. Quando emergiu na Vila Mariana a chuva ficara cerrada. Seguro que as roupas ensopariam no percurso até a casa. Foi então que no meio daquele cinza-chuva surgiu uma figura nitidamente reconhecível, um Fred Astaire particular. Vinha trazendo dois guarda-chuvas, ambos pretos, um aberto -- outro fechado.
Cantaram na chuva em silêncio.

Nenhum comentário: