domingo, 6 de novembro de 2011

um blog em deslocamento


Originalmente, o subtítulo deste blog é "um blog de Santo André da Bahia", mas como a redatora gosta de viajar, vez por outra ele entra em deslocamento. Para não esquecer do povoado onde moro, e para celebrar com os amigos de lá, aproveito as fotos que a Dora e o Lancelle, amigos de Brasília, colocaram de presente na minha caixa de entrada (gracias).

Joyce (saudade da pizza e da música da "Varanda"), Dora e Dom Luís.
 -------------
Agora em São Paulo, nem tudo é só cinema: deu tempo para ver algumas exposições de arte, como a do Nelson Leirner, na Galeria do Sesi, na Paulista. Um artista contestador: desde o início da carreira na esteira das vanguardas e do questionamento das relações entre as obras e o mercado de arte.
Diverti-me imensamente perambulando pelos mil e um objetos colecionados por Lerner. A obra acima, por exemplo, chama-se "Que horas são, Dona Cândida?" (1965). São 16 relógios de mostradores brancos e molduras pretas; desses encontrados antigamente em rodoviárias, fábricas, estações de trem... Contestam justamente a precisão: ora o ponteiro das horas está retorcido, ora o dos minutos está deformado, desandado...
"Stripencores" (1968/2009). Vestidos, manequins, tecido e zíper.

Referência (óbvia) a Marcel Duchamp (a roda de bicicleta), a elementos do imaginário infantil e da cultura popular
-------------------
amanhã, o blog, a redatora, e o marido se deslocam para Belo Horizonte... preciso fazer a malinha.

Nenhum comentário: