sábado, 31 de dezembro de 2011

pequena história de um passarinho em quadrinhos

Você conhece este pássaro? Leandro, meu vizinho, disse-nos que é um sanhaço. Uma busca rápida pela Rede informa que sanhaço é o nome dado a seis espécies de aves brasileiras. Costuma ser  verde ou azul-acinzentado, com manchas coloridas nas asas. No  Brasil, o tipo mais comum é o sanhaço-de-mamoeiro;  existe ainda o sanhaço-de-coqueiro e o sanhaço-de-fogo; este último é  bem particular: o macho é vermelho e a fêmea, verde.  Alimentam-se de insetos e frutas e costumam reunir-se em bandos sobre as árvores frutíferas.
Semana passada quando estava sentada na varanda da casa de minha irmã, no final da rua,  avistei o Pequeno andando apressadamente na rua, de calção verde, os pés descalços e as mãos juntas, em concha. Ao seu lado, um pequeno grupo de meninos. Mostrou-nos o que tinha nas mãos fechadas: este passarinho caído do ninho. Ventara muito naquele dia. Meu irmão resolveu trazer pra casa e cuidar.
o truque para fazê-lo abrir o bico é alisar a cabeça com alguma coisa delicada como uma folha de árvore, e enfiar pela sua goela os alimentos... realmente, o sanhaço adora mamão e banana
 
Após dois ou três dias de cuidados, o passarinho já conseguia saltar do fundo da caixa de papelão para a borda; uma manhã, encontramos a caixa vazia. Havia conseguido fugir. Procuramos por todo jardim e já pensávamos que o cachorro havia  conseguido pegá-lo; por sorte, ele estava alojado no tronco do dendezeiro, são e salvo.
 Sofia e Dan, meus sobrinhos de Natal, adotaram o pássaro como mascote, embora por pouco tempo. Por incrível que pareça, um dia a mãe do sanhaço surgiu pipilante, batendo as asas com vigor: deu umas voltas ao redor do filhote até que os dois saíram voando juntos para a mata. Adeus, sanhaço! Feliz Ano-Novo!

2 comentários:

isa disse...

Linda história. É muito difícil alimentar um filhote, acertar o tipo de alimento e fazê-lo aceitar. Saber que a mãe, dias depois o reconheceu e o acolheu, mesmo com cheiros diferentes ( de pessoas), é muito legal! Parabéns pela dedicação e cuidados.

olimpia disse...

Obrigada pelo seu comentário, Isa. Parece que você entende de pássaros... no nosso caso, tratamos com carinho e deu certo, foi uma sorte!
abraços,
olimpia