sábado, 25 de outubro de 2008

Pousada Peki, Arraial de Ajuda

São apenas 30 kms entre Santo André e Arraial de Ajuda, mas devido às duas travessias de balsas nos rios João de Tiba e Buranhém, leva-se por volta de 1 hora e meia para fazer o percurso. Isso se o caminhão do gás não chegar primeiro na fila da balsa. Por questão de segurança os botijões de gás têm a primazia de atravessar o rio sozinho: os demais automóveis e os pedestres precisam esperar mais meia hora até a chegada da próxima balsa.
Aqui na Bahia é melhor a gente não ter pressa.

Fomos conhecer outro micro cine-clube, o Cine Peki, na pousada do mesmo nome. Quem toca os dois é o simpático casal Jeannete e Houssein, ele iraniano, ela holandesa; nós já os “conhecíamos” através da troca de emails em torno do cinema. A internet é um excelente canal para realçar os relacionamentos, especialmente quando podemos nos encontrar on line e off line.

O filme exibido foi “Shine a Light” a película de abertura do Festival de Berlim 2008, dirigido por Martin Scorcese, sobre os mega stars Rolling Stones. A platéia, como é típico em Ajuda, não poderia ser mais eclética. Há um casal que está morando na pousada, ela metade grega-metade holandesa, ele indonésio. Estavam também um inglês, uma paulista de Assis, uma chilena, um alemão...

Depois (e antes) do filme saímos para passear na cidade. Para quem mora em Santo André Arraial parece Hollywood, cheia de gente, letreiros luminosos, restaurantes, bares e lojinhas bonitas. Foi ótimo rever Marianna e conhecer o pai dela, dono da Pousada Roballo, um lugar muito gracinha: ao final da Rua Mucugê (a mais movimentada), prima pelo sossego, pela preservação do arvoredo antigo e pela proximidade da ladeira que conduz ao mar. Encontramos também a professora da URFJ mentora (em parceria com o marido) de um louvável e oportuno projeto ambiental de proteção aos corais.

Nenhum comentário: