sábado, 18 de outubro de 2008

"Sonhe com o mundo. A gente leva você"




“A gente” é GJP, iniciais de Guilherme Jesus Paulus, um homem de perfil carismático, 58 anos, presidente e fundador do Grupo CVC, o maior operador de turismo nacional e um dos dez maiores do mundo, um empresário que já vendeu passagens para o atual Presidente da República quando Luís Inácio Lula da Silva era sindicalista no ABC paulista.

A empresa acaba de chegar ao povoado de Santo André (Bahia) onde administrará o resort local (o Costa Brasilis) que está instalado, como bem sabemos, em uma região de grande beleza natural e cuja biodiversidade inclui mar, rio, mangue e ilhas. O hotel possui 122 unidades e a possibilidade é que já agora em novembro passe a hospedar uma média de 150 pessoas por semana.

Como os grandes grupos de turismo não costumavam incluír o pernoite aqui – até agora a presença deles estava restringida aos passeios de chalana, a almoços em restaurantes pré-estabelecidos pela operadora, à compra das cocadas da Iolete e a curtos passeios a pé pelo povoado – não é difícil de prever que este fluxo turístico afetará a economia local e o nosso cotidiano. A empresa provavelmente será o maior contribuinte de ISS para o município de Santa Cruz Cabrália – a cidade da outra margem do rio – e isso poderá vir a alterar o constante descaso do poder público municipal com as vilas que fazem parte de sua jurisdição administrativa como Santo André, Santo Antônio e o Guaiú. Os negócios dos pequenos empresários, a mão-de-obra, a venda de peças artesanais e dos artigos do diminuto comércio são outros itens passíveis de mudança.

Por curiosidade e a eterna disposição para procurar entender o entorno em que vivo, coletei alguns dados sobre o grupo de empresas que se encontra sob o guarda-chuva da holding CVC.

AS EMPRESAS DO GRUPO

Lojas próprias

Aparentemente o poder da CVC está em sua rede de lojas próprias: 248 atualmente, cerca de 300 pontos de venda até o final deste ano e planos de expandir para 500 até 2010;

Segmento hoteleiro

Cerca de 707 leitos, espalhados por locais diversificados como Gramado (RS), Maceió (AL) Porto de Galinhas (PE), Natal (RN) e possibilidade de incluir o complexo turístico de Sauípe.

Empresa de aviação

Em junho de 2007 a CVC comprou a companhia aérea WebJet por R$ 20 milhões. À época a empresa possuía dois aviões Boeing 737-300; hoje tem seis e até o fim do ano estará com oito unidades.

A base é no Rio de Janeiro e a tendência é aumentar a frota para 15, 20 aeronaves. A Webjet transporta 25% dos passageiros da CVC e a TAM é responsável pelos outros 85%.

A abertura do capital em bolsa de valores

A oferta pública de ações estava programada para setembro deste ano, mas precisou ser adiada para 2009 devido à volatilidade que assola o mercado de capitais mundial.
Nessa oferta, a CVC pretende colocar 30 % de seu capital e captar 2 bilhões de reais.

A Set Travel Boutique & Entertainment

É a nova marca do grupo que pretende atingir o segmento da chamada “classe A” oferecendo viagens especialmente desenhadas para um público mais exigente.

“O difícil será se distanciar da imagem de empresa que construiu fama com viagens populares. Sonhar, é lógico, não custa nada.” (IstoÉ Dinheiro).
Para o bem ou para o mal, Santo André da Bahia nunca mais será o mesmo.

Nenhum comentário: