terça-feira, 21 de outubro de 2008

Instituto dos Amigos de Santo André(IASA)


Partituras, flautas e violões andam trinando pela vila desde que o IASA incrementou o contato e o ensino musical para o público infanto-juvenil. No outro dia estava molhando as plantas do jardim quando fui surpreendida por um delicado som de “Asa Branca” vindo da Escola Municipal – uma coisa linda, em total harmonia com o trinado dos pássaros que voam em bandos por aqui.

Era a primeira apresentação pública dos pequenos músicos em formação.

Também nos meus passeios de bicicleta pelas ruelas do povoado, não raro encontro meninos miúdos soprando flautas-doce pelas esquinas, ou jovens maiores dedilhando violões.

Encantada com mais esta contribuição para a formação de uma cultura artística em Santo André, procurei a Lola e o Joelson visando conhecer melhor o projeto Ambiente Musical. Dessa conversa, e após a leitura de minucioso relatório de atividades, retirei as seguintes informações:


O projeto Ambiente Musical se ramifica em 4 áreas benfazejas: flauta, bandinha rítmica, coral e violão. O instrumental é de primeira linha e já foram adquiridos reco-recos, coquinhos, trinta flautas Yamaha, cinco violões, agogôs, estantes de partituras, pandeiros, triângulos e pratos. Para ministrar as aulas, foi contratada a professora Simone Passos, uma pessoa com ampla experiência em ensino de música e a escolha não poderia ter sido melhor. Tive a oportunidade de vê-la atuar em sala de aula: é impressionante como ela consegue envolver e manter as crianças interessadas.


A bandinha rítmica

Voltada para crianças entre 3 e 6 anos, procura introduzi-los no mundo da música através de atividades singelas como a percepção dos sons do ambiente externo: o bramido do ar, o vento nas árvores, o chilrear dos pássaros.

Os estilos musicais abordados vão das canções da tradição oral (“Marcha Soldado”, “Na Bahia tem”) até a música erudita. É a atividade musical mais apreciada pelos meninos que se encantam em manusear os instrumentos.

O ensino da flauta

A flauta doce é outra atividade das mais prazerosas devido à facilidade de manejo desse instrumento tão poético. São 30 alunos lidando com um repertório bem conhecido, aprendendo a distinguir sons graves e agudos e a executá-los com a graça de seus sopros. Gradativamente vão sendo apresentados à teoria musical: pauta, notas, claves, solfejos.

O coral

As aulas enfatizam a fisiologia da voz, a importância da respiração e os cuidados que os coristas precisam ter com a voz.

O repertório é ótimo e bem nacional, incluindo a antológica “Aquarela do Brasil” com arranjos próprios para um coro juvenil.

O ensino do violão

A idéia inicial comportava 5 alunos, mas conseguiram abrigar 10 em cada turno. É uma jornada bem mais longa e para percorrê-la já foram dados os primeiros passos: contato com o instrumento, troca de cordas, e os primeiros acordes.

A luteria

Os doze alunos – sob a coordenação de Marcelo Bottini – estão animadíssimos e ansiosos para fabricar e tocar os instrumentos produzidos. O primeiro deles será percussivo – o leque de escolhas inclui tambor, atabaque, djambê ou alfaia – e a escolha será feita em conjunto.

A luteria funciona num galpão especialmente construído para este fim e está muito bem equipada: prateleiras, ferramentas, cabaças, peles para tambores, serra elétrica, furadeira, etc.

Este mês a luteria terá um reforço de peso: o luthier Fernando Sardo virá de São Paulo para capacitar melhor o professor e dar as diretrizes das oficinas.
--------------------------

Além do projeto Ambiente Musical, o IASA desenvolve outras atividades como o jogo de capoeira, a exibição de filmes, expressão corporal e uma “Rádio Web Impacto Jovem”.

Foi um grupo misto formado por jovens da rádio e da lutheria o grande responsável pela adorável apresentação de domingo à noite, quando tivemos oportunidade de assistir ao espetáculo “O Curupira”.

FOI LINDO: a casa estava cheia e a encenação foi delicada e criativa deixando boa parte das pessoas emocionadas.

Aplaudo, de pé, o trabalho do IASA, dos professores contratados e a vontade de aprender desses garotos!

Um comentário:

m.Jo. disse...

Tem muita coisa bonita nesse mundo, muita gente especial. Projetos nota 10. O seu Cine Cajueiro também é prá aplaudir de pé.
Será que sai uma sessão entre 4 e 11 de janeiro?
Bjks