quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

a vida na praia de santo andré

 “Macondo era então uma aldeia de vinte casas de barro e taquara, construídas à margem de um rio de águas diáfanas que se precipitavam por um leito de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos”
("Cem Anos de Solidão", Gabriel Garcia Marques)
--------
Quando as lufadas do vento sul começam a levantar a poeira das três ruas do povoado de Santo André, isso aqui toma ares de Macondo. Tudo quieto, só a polifonia das vozes dos pássaros, do som do mar, das folhas ondulantes das árvores. 
Chegar até a rua da frente é questão de curtas passadas.  É  garantido que olhar em todas as direções só mostrará ruas longas e vazias; na praia você encontra ninguém.  Um clima de cidade-fantasma, de set de filmagem abandonado, de lugar fora do mundo. Tem dia que a quietude e a enganosa solidão me envolvem agradavelmente. Tem dia outro que sinto gana de estar no burburinho da rua 25 de Março lá de São Paulo, só pra sentir calor humano grátis.
Nesas horas de ermo, o melhor programa é ir até o campo de futebol.  É o lugar mais comunitário de Santo André, mais até do que a própria praia.  Os times de futebol garantem o movimento: tem time de homem, de mulher, de menino, tem jogador de voleibol... E platéia fiel – a gente se senta nas laterais.  Amigos, namorados,  atletas que esperam sua vez de entrar no jogo,  pencas  de meninos ...  Por três lados, o campo é rodeado de casas com árvores. A pista da estrada fecha o quadrado.
Só estes dias me dei conta que dizer que  Santo André não tem praça é uma afirmação controvertida. O campo não tem coreto como nas pracinhas antigas, em seu lugar há um bar concorrido com um flamboyant por teto, o Pé de Serra. É onde o povo se senta pra beber (claro), conversar, dançar em dia de festa, assistir às peladas...
O campo é a praça de Santo André.

a natureza comunitária dos esportes
 a praia em época de "baixa" 

2 comentários:

Emerson disse...

Olá.
Primeiramente quero lhe parabenizar bela beleza e singeleza do Bolg.
Bem escrito e muito agradável de se ler e visitar.
É tão bacana que eu e minha esposa, estamos nos organizando para visitar Santo André em Março.
Detalhe, moramos em RONDÔNIA...
Como ela é baiana, sempre vamos a Salvador sempre com nossos filhos.
Se não for incômodo, poderia me dizer seu fone de contato, para que eu possa conversar sobre mais detalhes de Santo André?
Meu e-mail está acima, antecipadamente agradeço sua atenção.
Um abraço.
Emerson & Binha

olimpia disse...

Olá Emerson e Binha!
Obrigada por suas palavras: são motivadoras. Adorei saber que o redefurada foi parar em Rondônia.
Espero poder ajudá-los, com relação a sua vinda para Santo André, só que você esqueceu de colocar seu email...
Se quiser, pode me escrever em
olimpiacalmon@gmail.com
Abraço baiano para o casal!