sexta-feira, 22 de julho de 2011

O cinema de Luis Buñuel

"Acho que o cinema exerce certo poder hipnótico sobre os espectadores. Basta olhar as pessoas saindo de um cinema, sempre em silêncio, a cabeça baixa e o olhar distantes. O público do teatro, da tourada ou dos esportes mostra muita mais energia e animação. A hipnose cinematográfica, leve e inconsciente, provavelmente é resultado da penumbra da sala, mas também das mudanças de plano, das luzes e dos movimentos da câmara, que enfraquecem a inteligência crítica do espectador e exercem sobre ele uma espécie de fascinação e violação."
Luis Buñuel, em suas memórias.
--------------
A cena é do filme "Belle de Jour" com a Deneuve segurando aquela misteriosa caixinha chinesa que já rendeu páginas e páginas de análise fílmica... (quanto aos dois aí embaixo, são  o próprio Bunuel e o poeta Garcia Lorca. A Mazé, de Brasília, acertou em cheio.)

Um comentário:

Ivana disse...

Estava passeando à toa pela net, procurando notícias e dicas sobre Santo André, onde vou me hospedar com a família daqui a duas semanas... E eis que me deparo com esse blog, e mais: a notícia de um profícuo cinema nessa pequena cidade! Estou maravilhada.
Não. Estou apaixonada!
Ivana Battaglin