sábado, 9 de julho de 2011

curso de gastronomia em santo André

Tudo começou com a decisão de Armand Delesse de vir morar em Santa Cruz Cabrália, onde abriu um .... bistrô, é claro... o homem é francês, n'est pas? Ainda: é parceiro do Centro Cultural de Santo André (o CCC) :  foi dada a partida ao curso de culinária... os alunos já estão na "sala de aula" ...
tomar notas das aulas é fundamental ...
Pablo comentou que a cozinha de M. Delesse é super bem equipada... no próximo jantar pedirei licença para visitar...
 o ambiente das aulas parece ser tranquilo... afinal todos se conhecem
para Giovani (Batoré) o curso vai dar um incremento ao seu currículo... ele já trabalha no setor de turismo (Resort Costa Brasilis)
chegou o dia de estréia do primeiro jantar de Armand+alunos.... começou cedo a arrumação das mesas

....sob a supervisão do Chef Armand
o detalhe do lugar correto dos copos e talheres à mesa.... comme il faut

Santo André em peso compareceu.....A travessia da balsa foi tão agradável, tanto pela noite como pelo fato de estarmos em comitiva, participando de uma atividade comunitária; encontrando os amigos que chegaram para as férias de julho... permisso para fazer uma sugestão para a próxima ocasião: ver a possibilidade de dispor as mesas de maneira a juntar mais as pessoas
nossa mesa, ao fundo... sentamos com Graicy e José ... gostamos bastante de conhecer o casal mais de perto; ótima companhia
ao final do jantar, os parabéns e comentário dos convivas 

o pessoal do Centro todo prosa com o evento... olha a carinha de contente da Jimena, rssrs (Wally, Pablo, Amadeo, Fridão, Regina, Marilza, Rogério, Minha, Alicia... enfim, todos estão de parabéns) ... estas fotos são especialmente para deixar a Maninha com saudades e fazê-la voltar rápido (desculpe, Andréia, rsrsrs)

Rogério chamou amigos de Porto Seguro... olha o Sidney da informática aí...

final do jantar... agora é pegar a balsa de volta pra casa...
Em tempo: as fotos são cortesia de M. Delesse (merci)

Um comentário:

Cozinhando o Futuro disse...

Uma Historia Nascente.
Como começou esta linda história.
Em Dezembro 2010 abertura do Chez Armand em Cabrália um bistrô onde gosto de receber amigos clientes para dar o prazer que tenho em cozinhar para pessoas legais como tenho a sorte de ter conhecido graças ao Bistrô.
Uns amigos Rosangela e Esposo donos do Café Salon de Thé um lugar de requinte e gosto onde tudo o que se serve é qualidade e frescura.
Rosangela e marido me apresentaram Wally e Hans Buch, Wally é responsável de uma associação.
Centro de Convivência e Cultura de Santo André e região
Av. Beira Mar s/n
Santo André
Santa Cruz Cabrália
Esse dia eu propus uma parceria com a associação. Dar cursos a jovens carentes de Santo André e Cabrália. Fiquei contente de saber desde então que iria acontecer, pois as pessoas que eu tinha em frente de mim estavam motivadas em ajudar os jovens. Após viagens previstas para estas pessoas esperei e em Maio 2010 relancei a ideia, mas com previsão de datas firmes para o começo, para mim época baixa e indicada para começar este trabalho.
Uma só reunião no Centro da Associação de Santo André com os dirigentes chegou para começar este caminho de aprendizagem para 14 jovens divididos em duas turmas, uma de manhã das 9h30 ás 13h30 e outra das 14h ás 18h.
Os cursos estarão divididos entre a cozinha e o salão com uma carrega horária para a cozinha superior, pois a cozinha é mais complexa que o salão e mais produtiva. Mas este método de formação vai permitir a estes jovens de poder escolher no futuro um lugar onde á vagas sempre para quem saiba trabalhar seja como Cozinheiro ao Garçom.
Hoje tenho uma turma de jovens formidáveis, motivados bem educados gente boa como gosto, Pontual atenta aos cursos motivados e espero dar a eles o que eles esperam de mim, vou tentar fazer o máximo para um futuro que eles irão decidir.
Os cursos começaram dia 21/06/2011 ás 9h30 para a turma da manhã e como previsto 14h para a segunda turma. Os cursos vão durar um ano para os que chegarem ao fim espero todos, mas... 12h por semana 48 por mês para um total de 576h ao final do curso.
Um primeiro dia de descoberta para eles e para mim nos apresentamos uns aos outros e comecei a dar as regras importantes da disciplina durante os cursos também comecei a distribuir calças de cozinha profissionais a retocar para as medidas de cada um calças que comprei com a ajuda da associação um lote de 40 pares novos ainda com bainha a costurar por 220 reais num brechó de Porto Seguro
A partir de três semanas de curso vamos propor um jantar servido e confeccionado pelos alunos, para poder recolher fundos e autofinanciar estes cursos. Assim poder mandar fazer os uniformes e bordar o logo da escola para parecer ao que é uma verdadeira escola profissional.