quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TAM: a perícia do piloto

suspense no ar
A voz do comandante era suave na transmissão dos avisos rotineiros: coloque o cinto, levante o espaldar das poltrona e a mesinha à sua frente -- vamos iniciar os procedimentos de descida no aeroporto de Congonhas, temperatura de 22 graus.
O céu claro, sem nuvens, o tipico incômodo no ouvido. 
Toda a tranquilidade foi para o espaço no momento seguinte: o avião arremeteu.
Corajosos, os passageiros. Ninguém gritou, nem entrou em pânico visível -- malgrado a péssima sensação. Pensei que as pistas estavam repletas de aviões, sem espaço pra gente estacionar. Pensei que ficaríamos voando em círculos. Pensei nos filhos e netos; no companheiro ao meu lado. Minuto lento...
Volta a voz do comandante para explicar que o movimento brusco fora "apenas" para desviar de uma aeronave menor que trafegava em rota errada. 
Um avião na contramão. Vindo na nossa direção.
Um quase-acidente, acho que é este o nome técnico.
Que sorte, acho que a tesoura encantada estava cega, naquele instante. Ou talvez Átropos -- a dama sombria que corta o fio da vida -- estava tão enrolada com as zonas das guerras e dos conflitos sangrentos que não pode se ocupar de nós, parcas dezenas de viventes.
Na saída, o comandante postado na porta da cabine; baixinho, oriental, idade indefinida, os olhos e a boca eram só riscos, um sorriso turbinado. Apertava as mãos dos viajantes. Tive vontade de abraçá-lo, mas consegui conter meu ímpeto emocional.
O homem mais lindo do mundo.

3 comentários:

m.Jo. disse...

Nossa!
Já estive num avião que arremeteu na hora de aterrissar. Era um dos grandes, com dois corredores, pensei que não fosse conseguir.
Tive muito medo.
Os passageiros não receberam nenhuma explicação.
Foi horrível.

Jussara disse...

Uau, palmas pra esse piloto! Eu, que estou cada vez mais com medo de voar desde que peguei uma turbulência horrorosa, suei frio aqui.
Dizem que os pilotos brasileiros estão entre os melhores. Benza Deus.

olimpia disse...

m.Jo
Acho que passamos por experiências semelhantes. Bem, pelo menos a aeronave que embarquei não era tão pesado, só tinha um corredor.
Achei legal o piloto explicar, ainda no ar.
--------
Jussara, não sabia que os pilotos brasileiros são tão bem conceituados... sei que são bastante requisitados pelas companhias aéreas árabes... mas é possível que isto ocorra porque o segmento aéreo continua a se expandir.
Bons vôos para vocês!