segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Dois irmãos no CCBB













Baseada no livro homônimo de Milton Hatoum, a peça “Dois irmãos”, trata do conflito entre os gêmeos Omar e Yaqub, descendentes de libaneses que vivem em Manaus, do começo do século XX até o período da ditadura militar.

A história é narrada sob o ponto de vista de Nael, filho da empregada, que suspeita ser filho de um dos gêmeos. Difícil era encenar as muitas histórias que se entrelaçam em Dois Irmãos os ecos que ressoam nesse romance, soprados de muito longe, de Caim e Abel, ecos da floresta, de ancestrais origens indígenas, da brutalidade da colonização, de vivências ouvidas por avós imigrantes, de conflitos decorrentes da passagem do rural para o urbano.

A obra, considerada por críticos literários o melhor romance brasileiro dos últimos 15 anos, recebeu o prêmio Jabuti 2001. É a primeira vez que o autor tem um de seus romances transposto para o teatro. O palco é o do CCBB – São Paulo.

Quanto à adaptação para as telas, Hatoum cedeu os direitos especificamente para o diretor Luiz Fernando Carvalho, que vai transpor o romance para a TV, mais uma microssérie do projeto Quadrante. "A idéia é adaptar histórias de cada região. Começou com A Pedra do Reino, de Suassuna, o próximo será Dom Casmurro e o meu será o quarto."
-----------------------------
Havia me encantado com o livro por ocasião de seu lançamento; contudo, ouvir a voz dos personagens e vê-los no palco é uma experiência diferente da leitura solitária. Somos conduzidos com delicadeza pela conturbada trajetória dessa família interpretada por um elenco que consegue dar vida aos personagens com a intensidade exigida, sem rompantes ou arroubos. Mesmo assim, o papo aqui em casa entrou pela madrugada.

Nenhum comentário: