terça-feira, 28 de outubro de 2008

O Jornal do Sol

Para os Amigos de Santo André que moram longe e não têm acesso ao exemplar mensal do Jornal do Sol, retirei alguns excertos da edição outubro/2008, pela ordem de aparecimento nas páginas do jornal.

“Em efeito, Jorge Pontes só tomará o seu cargo em janeiro de 2009, durante este tempo o atual prefeito conserva suas funções. Não duvidamos nem por um segundo que ele fará tudo para entregar ao seu sucessor uma prefeitura arruinada, ou pior. É certo que Jorge Pontes sabe disso, ele sabe que o antigo prefeito tentará se vingar de sua arrasadora derrota e desta imensa diferença de 20% de votos! Portanto, estou segura que ele tomará as precauções necessárias. Também penso que todos nós devamos ajudá-lo nisso. Como? Simplesmente denunciando tudo o que nos pareça suspeito na administração da prefeitura até janeiro de 2009. O mais ínfimo detalhe pode ser revelador.”

Seção “Opinião”, carta da leitora Kátia P. Alves, Santa Cruz Cabrália
----------------------------------------------------------------------
“Para você que é profissional de turismo, o que Porto Seguro precisa nessa área?

Primeiro, preparar a cidade para agregar novos valores ao destino. Vamos construir o palácio das artes e o teatro municipal, fazer shows, trazer bienais de livros, trazer peças que estejam em cartaz nacionalmente, fazer algo muito importante por Porto Seguro. E agregar esses valores ao turismo local. Queremos criar espaços culturais e depois dessa revitalização, vamos divulgar Porto Seguro nacional e internacionalmente. Quero fazer feiras em Milão, Madrid, Roma, Lisboa, Barcelona, quero buscar os europeus para cá. Vou à Holanda, Espanha, Itália, Portugal. Vamos fazer feiras de impacto, vamos aparecer na televisão, levar a cantora mais famosa da Bahia para se apresentar na TV de lá, levar capoeira, levar arte, artesanato, levar os índios, levar os caciques para a Europa. E vamos preparar as aldeias indígenas para receber esse turismo.”

Entrevista com Gilberto Abade, prefeito eleito de Porto Seguro
-------------------------------------------------------------------------------------
“Foi o caso do presidente da Casa (Câmara Municipal de Porto Seguro), Hélio de Paula, que continua com sua candidatura “indeferida por recurso” e seus votos estão anulados no resultado oficial do site do TSE (http://www.tse.gov.br/). De acordo com o advogado da Câmara Municipal, Roni Guerra, o vereador já recorreu às instâncias competentes e aguarda o desfecho do caso. Que na opinião dele, será favorável.”

Da Matéria “Presidente ganha mas, de acordo com o site do TSE, não leva”
---------------------------------------------------------------------------
“E foi para reavivar a Cultura que trouxe profissionais qualificados para a equipe. Cláudia Schembri, interrompeu os estudos para uma prova de mestrado em Gestão Cultural em Belo Horizonte para assumir a direção de cultura. Formada em pedagogia e administração de empresas, com pós-graduação em Recursos Humanos e MBA em marketing pela FGV. José Luiz Oliveira, formado em Publicidade, com experiência na área de evento na Riotur (empresa de turismo da cidade do Rio de Janeiro) estava em Porto Seguro e veio somar, se mudando para Cabrália. E foi com estes dois amigos, somados com os que viemos a conhecer, que nos determinamos a fazer o melhor possível pela cidade.

Fizemos uma Oficina de Cinema de Animação deliciosa, um Natal com música clássica e dança na Praça do Coração, a Bicharada em Coroa Vermelha, colocamos mais uma vez o Cordão de Caboclo nas ruas, Sérgio Reis na grande festa de 26 de abril, a Chegança veio junto com a festa de São Pedro, iniciamos a rede de interação cultural, onde, a convite do Centro de Cultura de Porto Seguro, levamos a apresentação do Caboclo, e para a Vila de Santo André aulas de culinária inteligente... E muito mais tínhamos a fazer... Na verdade os sonhos são enormes, principalmente numa cidade que aprendi a amar e respeitar...”

Seção Cidade, carta “Aos caros amigos” de Léa Penteado
------------------------------------------------------------------------------------
“Aproveito para fazer um incentivo a todos que desejam mudanças contra a corrupção no nosso país, para que divulguem e enviem as suas assinaturas através do MCCE – movimento contra a corrupção eleitoral, para que as leis que hoje ainda permitem políticos inescrupulosos que estejam com processos, mesmo que não julgados, possam ser candidatos a qualquer cargo político. Dessa forma, com certeza, aos poucos eliminaremos esse câncer político-social.
Mais informações sobre o MCCE - www.lei9840.org.br/iniciativapopular

Seção Cidade, jornalista Ray Rangel
-----------------------------------------------------------------
“Santo André está sempre me surpreendendo. Visitei uma pequena fábrica de doces e licores caseiros e descobri que a proprietária desenvolve um trabalho social invejável, visto que trabalha praticamente sem nenhuma ajuda de fora. Iolete Alcântara de Freitas é a responsável por esse trabalho de formiguinha que atualmente atende a cinco meninos na faixa etária de 10 a 14 anos que trabalham com ela pelo turno da tarde, após as aulas na parte da tarde, após as aulas na parte da manhã e que promove uma ocupação para esses menores que ao invés de ficarem na ociosidade se aproveitam dos conhecimentos, etiquetando e embalando doces. O carinho dessa pessoa preocupada em dar um futuro decente a essas crianças, verdadeira cidadã é um exemplo a ser seguido”

Seção Cidade, jornalista Ray Rangel
--------------------------------------------------------
E para quem quiser acompanhar as notícias desta região, é só olhar na internet: www.jornaldosol.com.br

2 comentários:

m.Jo. disse...

Como então Porto Seguro quer assumir o papel que lhe cabe como polo de turismo cultural! Folgo em saber. Existe vida inteligente para além da Passarela do álccol e das carrocinhas do Capeta!
E os indígenas estão sendo preparados para bem representar as cores do patropí no exterior. Que tenham mais sucesso do que os que foram levados para a Europa no seculo XVI ou no século XX. [Saudades de Juruna...]

Iolete, abre o olho.

olimpia disse...

m.jo.
Essa discussão sobre o turismo no Brasil está mais atual do que nunca.

Você vai amar as cocadas da Iolete, é minha vizinha.
Não tem jeito: a gente esquece a balança quando vai lá...