sexta-feira, 10 de outubro de 2008

você gosta de jaboticabas?

Vi em algum lugar que Larissa Bertani (30 anos) emagreceu 44 quilos em cinco anos, depois de iniciar um diário virtual no qual contava detalhes da luta contra a balança. “O blog ficou conhecido e isso me motivou. Queria mostrar que era capaz”, disse ela.

Minha experiência com blogs é recente e amadora, mas procuro um motivo desde o início. O de hoje é o seguinte: sei que daqui a pouco não vou conseguir lembrar mais de nada. Um modo mínimo de guardar uma parte desse imenso saco-de-gatos em que todos vivemos é a memória virtual. Armazeno, para o futuro próximo, imagens de pessoas, de lugares, muita coisa de Santo André, e (quase) todo tipo de fragmento do chamado mundo real. Sendo real uma palavra com infindáveis significados, além de tema para incontáveis obras nas áreas de filosofia, psicanálise, cinema, literatura ou ciências “exatas”. You name it.

Ah, bom, isto se o Google existir até lá, porque hoje, como ontem e todo dia desde 16.9.08, o mundo está se acabando, a economia e as finanças estão em queda livre, será que vamos ter outro crash29, outro Bretton Woods.

Acordei cedo, chovia a cântaros (felizmente) e de lá para cá trabalhei algum tempo como digitadora para uma amiga, como secretária para outra (com muito carinho, voltem quando quiserem), plantei 3 mudas novas no jardim, atendi meia dúzia de crianças que passaram para devolver ou levar filmes, fiz, em parceria com meu marido, a faxina da casa (já que a moça não apareceu), e agora uma pausa para blogar, antes de iniciar a leitura do último livro de Alberto Manguel (aquele que lia os livros para Borges após a cegueira deste). Comprei em São Paulo, há vários dias, e até agora só deu tempo de ler a citação inicial do Raymond Queneau,

“Toda grande obra de literatura, ou é a Ilíada ou é a Odisséia.”

Como diz Haroldo de Campos (melhor tradução para português), o caráter trágico do poema evidencia a insignificância dos conflitos humanos. No canto de abertura, ao solicitar o empenho da mãe contra os gregos, Aquiles lembra sua triste condição de mortal, o que será repetido, em tom de lamento, pela própria Tétis, na resposta que dá ao filho:

“Mãe, que me dotaste
De uma vida tão curta, não devia o Olimpo
Cumular-me de honras?”

“Ai de mim! Te criei nutrido de infortúnio:
Sem lágrimas, sem dor, assim eu te quisera
Sentado junto às naves, pois te espreita a Moira:
Tens vida breve.”

Mas como foi mesmo que vim parar aqui? Eu só ia comentar que nossa jabuticabeira deu fruto pela primeira vez: uma (1) jabuticaba. Para o próximo ano esperamos dobrar a produção e quem sabe entrar no campo do agronegócios.


2 comentários:

Camila disse...

Matteo vai adorar as jabuticabas. Bom final de semana para voces!

olimpia disse...

As 2 jabuticabas de 2009 serão para ele.