terça-feira, 15 de junho de 2010

Cine a La Intempérie

Com este título maravilhoso, o Cine a La Intempérie é um projeto de cinema promovido por duas argentinas corajosas que estão percorrendo a América Latina há quase 2 anos com uma mostra independente de filmes audiovisuais. As chicas utilizam uma camioneta antiga como meio de transporte para alcançar rincões insuspeitados. Por agora estão percorrendo a região amazônica brasileira. São elas Viviana García (de La Plata) e Griselda Moreno (da província de Salta), trabalhadoras do cinema e da fotografia. A proposta é cultural, mas não é difícil imaginar que elas estão vivenciando uma grande aventura. Estiveram nos povoados do norte da Argentina, visitaram lugarejos habitados por não mais de 12 famílias no Atacama, passaram pelos salares do Chile e da Bolívia. Além da costa do Peru, da selva amazônica no Ecuador, escolas rurais no Panamá e Colômbia, Cuba e finalmente chegaram a Tijuana, no México. Uma viagem mágica, com espectadores de todas as idades, em dezenas de lugarejos perdidos nos mapas latinos.
Estas mensageiras pós-modernas do cinema rodam pelas difíceis estradas latinoamericanas e são foco de vários meios de comunicação, local e internacional, ao mesmo tempo em que registram em filme, fotografia e escrita cada etapa desta aventura que pretende se transformar em filmes para a TV, em livro e em participações nos festivais de cinema independentes. O projeto ganhou o reconhecimento da Secretaria de Cultura da Argentina e de outras instituições culturais.
Quem primeiro me deu notícias deste projeto foi uma amiga argentina, a Alicia. No momento Alicia vive em Rosario, mas como tem casa e coração em Santo André da Bahia, esperamos que logo ela venha passar uma temporada por aqui (amiga, que saudades de nossas caminhadas até a praia das tartarugas!). Alicia falou do nosso povoado para as moças e talvez elas possam trazer o projeto para cá, no final deste mês. Pablo e Amadeo também estão ajudando a divulgar o projeto, o site oficial é www.cinealaintemperie.com.ar
Tomara que o Cine de La Intempérie passe por Santo André da Bahia!

Nenhum comentário: