quinta-feira, 10 de junho de 2010

viagem à Tailândia

Quem mora em Santo André da Bahia já sabe -- há muito tempo -- que temos um novo casal in town. Não existem desconhecidos por lá - a população é tão pequena que, ao avistarmos um rosto diferente, antecipamos que é turista ou morador recente. Antes de chegar na Bahia, Rodrigo e Cristiane rodopiaram por este mundo de meudeus. Na voz de Cristiane e nas fotos que o casal fez, entra um cheiro e um gosto de Tailândia pelos buracos da rede. Agradeço a contribuição, reafirmando o meu desejo (e o dos visitantes) de tornar o blog mais participativo e viajante.
"Estivemos na Tailândia em 2007, e poucos dias depois de chegar, já lamentávamos não poder estender nossa estadia em mais alguns meses....Começamos pela capital Bangkok, que em Tai é chamada de Krunp Thep, ou cidade dos anjos. Krunp Thep é a versão curta para o nome completo, que é um pouco mais longo .... Krunpthep Mahanakhon Amonratanakosin Mahintara Ayuthaya Mahadilok Popnopparhat Ratchatani Burirom Udomratchaniwet Mahasatham Amonpinam Avathamsathit Sakkatathiya Witsanukamprasit. Em Bangkok está a Khao San Road, a Meca dos mochileiros, um bairro repleto de bares, restaurantes, lojas, barracas e carrinhos de comida, gente do mundo todo numa deliciosa e caótica integração.
Como toda metrópole, lá também há congestionamento, mas existe a opção do transporte fluvial para diferentes bairros da cidade.
O Wat Phra Kaew é o principal templo de Tailândia e está localizado dentro do complexo do Grande Palácio de Bangkok. Lá está o Buda de Esmeralda (que na verdade é de jade) e uma das melhores escolas de massagem da Tailândia. A massagem é um hábito diário do povo tailandês e existem casas de massagem em todos os lugares, inclusive nas praias e ruas.
95% da população é budista, e todas as casas e edifícios comerciais possuem a casa dos espíritos, uma minituara de casa onde todos os dias são feitas oferendas de comida, velas, flores, incenso.
O transporte aéreo dentro do país é bem barato, então dá pra conhecer vários pontos diferentes sem gastar muito, aliás, gastar pouco é um dos prazeres de uma viagem por lá.
Aqui é Railay, na província de Krabi, praias paradisíacas e paraíso para escaladores

Daqui é fácil pegar uma lancha para Ko PhiPhi, arquipélago onde foi filmado “A Ilha” estrelado por Leonardo di Caprio, e que foi devastado pelo tsunami, mas já se encontra totalmente reconstruído. Aliás, quando estivemos lá estava se espalhando uma noticia de um terremoto na Indonésia. Várias famílias tailandesas foram dormir nas partes mais altas da ilha com medo de um novo tsunami. Uma italiana que conhecemos e mora lá, disse que desde o desastre, ela tem uma mala pronta para ela e os filhos fugirem ao mínimo sinal de tsunami .Ao falar na Tailândia não podemos nos esquecer da comida. Maravilhosa. Curso de culinária também faz parte de uma viagem ao país, assim como a roupa feita sob medida. Eles fazem pacotes fechados como por exemplo: duas blusas de seda, um vestido longo, um vestido longuete, um tailler, um terninho, uma saia, por tantos euros. E lá você encontra os catálogos das grifes internacionais mais famosas (tipo Armani, Dolce e Gabanna, Prada), escolhe o modelo e eles fazem a roupa igualzinha!!! E em que outro lugar você poderia encontrar um elefante andando calmamente pela rua?"

Nenhum comentário: