terça-feira, 5 de outubro de 2010

o voto na praça

No dia seguinte às eleições lembrei-me de passar no Consulado brasileiro para verificar se poderia justificar minha ausência na fila das urnas no último dia 3. Que falta de democracia, obrigar uma cidadã a votar! Como atitude de repúdio aos políticos, a pessoa deveria ter o direito de se abster, ao  invés de votar em candidatos do tipo Tiririca ou  Romário.
O consulado (e a Embaixada) estão estabelecidos em lugar dos mais aprazíveis de Roma – na Piazza Navona, uma praça construída sobre um antigo estádio erigido pelo imperador Domiciano aí pelo ano 80 da era cristã. Bem no centro da piazza jorra a Fonte dos Quatro Rios, desenhada por Bernini, um dos maiores artistas do barroco italiano,  contemporâneo de Borromini – outro arquiteto ícone da capital da Itália –  e os dois eram rivais ferrenhos... A fonte é uma das obras-primas do barroco, com quatro estátuas representando os rios do mundo conhecido àquela época. A Europa é representada pelo rio Danúbio, a África pelo Nilo, a América do Sul, pelo Rio da Prata (deveria ser o rio Amazonas, com perdão dos hermanos), e finalmente, o Ganges indiano.
Se Bernini fez a fonte dos Quatro Rios, Borromini foi o arquiteto responsável pela fachada da igreja que fica exatamente em frente a esta fonte-celebridade (Fontane dei Quatre Fiume).  Devido à rivalidade entre os dois escultores, criou-se uma rede de fofocas que perdura até hoje. Uma delas: o deus que representa o Nilo tem um pano cobrindo os olhos – seria para não ter que ver a igreja de Borromini. 
Por sua vez, a  figura que representa o Rio Ganges na fonte de Bernini parece erguer a mão com horror diante da fachada da igreja – seria para amparar a igreja que estaria prestes a  desmoronar. E uma estátua feminina que fica à direita da cúpula da igreja dirige um olhar de desdém para a fonte.
Anyway, nem foi preciso entrar no Consulado porque o aviso colocado na porta era explícito. Sei que tenho 60 dias para justificar, que devo preencher um formulário que pode ser baixado da internet e me dirigir ao cartório de Santa Cruz Cabrália (BA), portando documento que comprove o meu álibi.



Nenhum comentário: