sábado, 23 de outubro de 2010

o email do Otton

Estou fora do Brasil já faz mais de um mês, mas ainda estou conseguindo manter o subtítulo de "Um blog de Santo André da Bahia", graças aos emails que recebo dos companheiros de lá.
Este aqui embaixo veio do Otton, um jovem marceneiro do povoado que aparece na foto ao lado, juntamente com o Cláudio. À época, eles estavam construindo o primeiro veleiro para a comunidade, uma idéía que começou quando o Ronaldo (velejador) colocou um projeto de veleiro na mão do Cláudio que passou dias "decifrando-o", depois desenhou as peças, recortou-as e pôs a mão na massa. Ronaldo e Cláudio financiaram,  Otton trabalhou de graça. E depois ganhou a colaboração de tanta gente que ficaria difícil mencionar todos. 
Otton, eu adorei o seu recado, espero que não se incomode dele aparecer por aqui...
---------------
Eis o email do Otton:

"Só para lembrar o que Santo André tem de bom. 
Santo André, 23.10.2010, essa terra que tanto amo, paraíso tropical, viver aqui é bom demais tantos projetos sociais
centro iasa... aí a Lola manda ver 
centro cultura.... ximena, mazinho
escolinha capoeira... pinguim,  tô contigo mano
escolinha de vela... eloiza conte comigo sempre
projeto fuxico .....patricia vai com tudo
futebol adulto...messias manda bola pra frente
escolinha futebol infantil....jidenilson vai que é sua 
cine cajueiro.....cláudio só no cine
blog rede furada.....vai na força olímpia
projeto aprendiz do verniz....(vem aí). Atitude marcenaria fazendo a diferença
escolinha maria marta...patricia  farina  no comando 
Isso é Santo André, uma terra de todos e tudo vamos cuidar, mas ainda não podemos mudar o mundo, mas estamos tentando desde já agradeço aquelas pessoas tão pequenas mas com grandes atitudes.
E você vai ficar parado? passe adiante essa mensagem e ajude fazer a diferença
Procure um lugar desses e ajuda a manter.”

-----------------

Otton, e a lista de colaboradores é bem longa... Tem Maninha, Léa, Cláudia, Pablo e Amadeo, Mirinha Pederneiras, Virgínia Mares, Amaro e Márcia (o consultório dentário!), os alemães que financiaram o Centro Cultural durante anos, (Gunther, especialmente), o trabalho da Wally com as crianças, Mikie, Joelson e Nena do IASA, os nativos que trabalham nos mutirões e participam das reuniões (como o Juraci), o pessoal que se preocupa com o meio ambiente (Tony Ormundo, Patrízia, Mônica Paolleti, Malu, Geno, Klaus, Marília Viegas, Guiomar), Regina do Guaiu que participa do Centro Cultural, Anna Maria Mariani, Miriam Silva, a Joyce com as pizzas para os alunos do IASA, os que colaboram anonimamente através da doação de recursos, os administradores Paulo Lacerda, Célio... A lista será sempre incompleta e injusta, ainda mais para quem tem apenas 4 anos por lá.
No início de minha vida de Santo André, eu achava o pessoal desunido, mas estou começando a mudar de idéia... O que nos falta é mais coordenação, uma participação mais efetiva na Associação de Moradores, articulação com os projetos sociais de Santa Cruz Cabrália (cuja população carente é enorme...). Que mais?

Nenhum comentário: