terça-feira, 23 de novembro de 2010

Carolina, Maranhão

 Esse texto foi escrito por Dalva, a pintora que é o sujeito do post acima. Fala sobre a cidade-natal dela, no Maranhão, cidade que deixou ainda criança quando a família decidiu mudar para Brasília, no ano de sua inauguração.
-----------
"Nasci na cidade de Carolina, numa casa de taipa às 6 horas da tarde ,lembra minha mãe. Foi parteira minha avó, uma valentona metida a médica naquele interiorzão. Em 1960, fomos para Brasília, depois de peregrinar oito anos pelo Estado de Goiás. Carolina ficou em meus sonhos de criança. História que meus pais contaram. Ruas de de areia branca e solta, onde as pessoas para andar, tinham que tirar os calçados. A maioria usava chapéu e roupas de linho branco, engomadas a ferro de brasas. 
A cidade tinha casas simples cobertas com telhas francesas ou palha de piaçava. Ao cair da tarde, os habitantes quedavam-se nas calçadas onde as sombras se alongavam refrescando o dia. Assim atualizavam-se das notícias, uns chegando, outros saindo, num verdadeiro gosto de viver. Comitivas chegavam a cavalo, do interior, para a cerimônia dos casamentos bem organizados. Os bailes eram intermináveis. À luz de lamparina, ao som de Luiz Gonzaga, todos os homens dançavam com o facão na cintura, sob o olhar do pai da moça. Viviam no ritmo das estações. Gente alegre, sofrida e generosa. Pais ciumentos. As moças dormiam na rede, nos quartos e os rapazes na varanda. Esta é a Carolina dos meus sonhos infantis. Se voltar agora a Carolina com o progresso e as mudanças, não encontrarei este romantismo. Por isso, recuso-me carinhosamente a encontrar a Carolina de hoje, para não apagar a Carolina dos meus sonhos. Mas um dia, se Deus quiser, irei tomar banho na Pedra Caída."
as crianças no quadro da Dalva
reprodução de quadro de Dalva Duarte
recanto nos jardins de sua residência, na França
o Moulinage: misto de casa e centro de artes
 Moulinage - visão exterior
Dalva com uma amiga, no Moulinage

Nenhum comentário: