domingo, 7 de novembro de 2010

glossário de cinema

Esta semana ganhei um livro de presente do Ugo, o proprietário da pousada desta foto (a Victor Hugo). Ele havia lido em italiano e me deu uma versão em inglês. -- estou adorando esta leitura! Infelizmente, o livro não foi editado no Brasil.
Os autores, Kamp e Levi, são dois prestigiados críticos de cinema norte-americanos, com carreira jornalística credenciada em revistas sobre a sétima arte. É muito divertido pois os autores  têm um afiado senso de autocrítica e uma veia sarcástica sobre a cultura cinéfila.
---- 
Abaixo a tradução de um pequeno trecho do prefácio.
---------
"Não é do cinéfilo clássico que trata este pequeno manual cômico e erudito. David Kamp e Lawrence Levi pensam numa criatura mais recente, cujo modelo não é Truffaut mas Tarantino. O «snob» que eles gozam conhece as referências canônicas, mas exibe um gosto mais contemporâneo e abrangente. Não cresceu em cinematecas, mas em lojas de vídeo, não cursou cinema mas estudou atentamente os extras dos DVD da Criterion.
O cinéfilo snob é um elitista populista, que usa termos como "diegese" ou "meditação sobre o desejo", mas tem um fraquinho por filmes mexicanos de luta livre, musicais de Bollywood. O cinéfilo snob ainda frequenta as altas esferas, a Nova Vaga Iraniana, digamos, mas nada lhe dá mais gozo do que ver e rever os filmes "esquecidos", "menores", "malditos". Cinema de massas para intelectuais, eis o apetite paradoxal do novo cinéfilo, isto é, do novo snob."
--------
a foto é da Pousada Victor Hugo, mas agora não lembro de onde copiei... (Cláudia?)

Nenhum comentário: