quarta-feira, 9 de março de 2011

Terça-feira gorda, a origem


Porque esta terça é mais gorda do que as outras?
A terça-feira gorda era o dia em que os cristãos diziam Adeus às carnes. Durante os 40 dias anteriores à Páscoa era obrigatório jejuar, fazer penitência e não colocar nem uma lasquinha de carne na boca. Um costume que perdurou por todo o período medieval. Por volta do século 11, apareceu a expressão latina carnem levare.  criado  especialmente para nomear a véspera da Quarta-feira de Cinzas.
Com o tempo, o carnem levare virou.... Carnaval!
------------------------
Caio Fernando de Abreu tem um conto chamado "Terça-feira gorda". Olha que domínio este escritor tinha da prosa ...o primeiro parágrafo começa assim:

"De repente ele começou a sambar bonito e veio vindo para mim. Me olhava nos olhos quase sorrindo, uma ruga tensa entre as sobrancelhas, pedindo confirmação. Confirmei, quase sorrindo também, a boca gosmenta de tanta cerveja morna, vodca com coca-cola, uísque nacional, gostos que eu nem identificava mais, passando de mão em mão dentro dos copos de plástico.  Usava uma tanga vermelha e branca, Xangô, pensei, Iansã com purpurina na cara, Oxaguiã segurando a espada no braço levantado, Ogum Beira-Mar sambando bonito e bandido. Um movimento que descia feito onda dos quadris pelas coxas, até os pés, ondulado, então olhava para baixo e o movimento subia outra vez, onda ao contrário, voltando pela cintura até os ombros. Era então que sacudia a cabeça olhando para mim, cada vez mais perto."

Nenhum comentário: