quinta-feira, 21 de julho de 2011

O dia dos amigos: teste cultural

Vamos ver quem consegue identificar primeiro quem são os dois célebres artistas do século XX deste texto:

"Inteligentíssimo, encantador, com evidente propensão à elegância, gravata impecável, olho escuro e brilhante. Dois anos mais velho que eu, filho de um rico proprietário de terras, em Madri em princípio para estudar filosofia, mas logo desertando das aulas para se lançar na vida literária, não demorou a conhecer todo mundo e todo mundo a conhecê-lo. Seu quarto, na Residência, tornou-se um dos pontos de encontro mais concorridos de Madri. 
Nossa amizade, que foi profunda, data do nosso primeiro encontro. Embora tudo opusesse o aragonês tosco e o andaluz requintado, ou talvez em virtude desse contraste --, estávamos quase sempre juntos. À noite, ele me levava para um descampado atrás da Residência, sentávamos no capim e ele lia poemas para mim. Lia maravilhosamente. Ao seu contato, fui lentamente me transformando, via um mundo novo se abrindo, que ele me revelava diariamente."
-----------
Quem era o aragonês tosco? e o andaluz requintado?
Dica: os dois tinham um terceiro amigo em comum: Salvador Dali
O ano era 1922; a cidade era a capital espanhola em plena revolução cultural por conta das mudanças de valores provocadas pelo jazz, pelas idéias de Freud e pela avant-garde.
Alguém arisca um palpite?

4 comentários:

m.Jo. disse...

Hum...
Arriscando: Bunuel e Garcia Lorca?

olimpia disse...

Bingo, Mazé!

m.Jo. disse...

Como é que a gente conseguiu viver tanto tempo sem o Google?

olimpia disse...

m.Jo.
olhar no Google não vale...
rsrs