sábado, 6 de setembro de 2008

Pilão Arcado, a nova

Para entrar nas águas da barragem de Sobradinho partimos cedo em dois barquinhos. No outro, um amigo de Brasília. A água é clara, translúcida, em forte contraste com a cor barrenta do rio São Francisco. O vento norte entrava forte e deu “mareta” (onda de rio). Paramos algumas vezes nas margens, por precaução – o barco balançava muito – e só conseguimos chegar ao vilarejo de Passagem na hora do pôr-do-sol.
Fomos curtindo a beleza do rio, observando o pessoal ribeirinho, a vegetação de dentro e de fora da água, o peixe saltante. Horas e horas transcorridas em estado zen, quase irreal.

Passamos correndo por Passagem, só uma noite. Vimos o local onde existira uma ponte: as águas da represa cobriram. Ficou só uma passagem para Pilão Arcado – a nova Pilão Arcado porque a velha Pilão foi inundada.

Pilão Arcado nova tem 4 prédios grandes: a casa do prefeito, a casa do tesoureiro da cidade (por sinal, irmão do prefeito), um monstruoso templo de religião evangélica, e uma boa pousada – do irmão do prefeito, é claro. Ah! Tem ainda uma praça grande e bonita, novinha – bem em frente à casa do prefeito.

Na fachada do “Supermercado Melo” vi uns furos enormes. Fruto de rajadas de metralhadora. Contam que o tiroteio durou quase uma hora: um assalto à agência do Banco do Brasil, ao lado do supermercado. O gerente do banco morreu, assim como os assaltantes. Pilão ficou mais arcado.

Notei que os moradores se empenham numa medonha atividade esportiva: competem ferozmente para ver quem consegue ter a parafernália musical que mais azucrine. São imbatíveis na modalidade, desfilam incansavelmente pelas ruas ou param na praça com aquela zoeira alucinante.

É diferente ver o Brasil de fora das metrópoles, mas não tenho saudades de Pilão Arcado nem passo mais em Passagem.

Um comentário:

Unknown disse...

tabarel e assim quando vai para sp rj e outros centros ja voltam ate com sotaque de la por isso somos discriminados pois no interior tem muitos otarios deixa de gostar da tua mae pq ficou velha parou de correr a pele esta caida ou seja faz alguma coisa mais nunca discrimina teu lugar pq esta mal cuidado MATUTO. ADEMIR CAMACARI NA GRANDE SALVADOR.