domingo, 27 de setembro de 2009

Santa Maria do Mar

Santa Maria do Mar é considerada um dos mais belos templos erguidos na Idade Média. Sua maior virtude, é ter sido construída num período ininterrupto de 55 anos, sob uma só influência arquitetônica, que a torna expoente máximo do gótico catalão. Em seu interior é possível sentir o espírito que Berenguer de Montagut, seu arquiteto e mestre-de-obras, tentou imprimir-lhe: “a igreja do povo”, construída pelo povo e para o povo, protegida e protetora, tendo a luz mediterrânea que flecha a rosácea como seu diferencial.
A igreja foi construída no bairro da Ribera, que, a princípio, era somente o endereço de pescadores, estivadores e todo tipo de gente humilde. O bairro tornou-se próspero e a antiga igreja romana onde os pescadores veneravam sua Virgem ficou pequena para os paroquianos abastados. Os esforços econômicos da Igreja barcelonesa e da realeza, entretanto, concentravam-se unicamente na reconstrução da catedral da cidade.
Unidos pela devoção, os paroquianos de Santa Maria do Mar dão início, em 25 de março de 1329, à construção daquele que deveria ser o maior monumento à Virgem Maria. Em torno de 1350, as paredes, as capelas laterais e a fachada foram terminadas. Treze anos mais tarde um terremoto assolou Barcelona e derrubou o campanário da igreja. Faltando concluir o quarto trecho das abóbadas, um terrível incêndio devastou Santa Maria, reduzindo a cinzas a sacristia, o coro, os órgãos, os altares e tudo mais que não fosse de pedra. O esforço e o dinheiro do povo foram destinados a tudo que o fogo consumiu por completo. Em 3 de novembro de 1383, foi colocada a última parte da abóbada, que levava o escudo da junta de obras em honra a todos os cidadãos anônimos que contribuíram, e, finalmente, em 15 de agosto do ano seguinte, a igreja de Santa Maria do Mar foi inaugurada com uma missa solene.
do blog de RENATO RIGO
/////////////////////
Claudio e eu achamos uma mesa para sentar em frente a esta igreja quando estavamos com as pernas arrebentadas de tanto caminhar. Foi preciso uma enorme paciencia para conseguir um copo de vinho, mas valeu a pena. Estava acontecendo um casamento... participamos, sem querer, daquela festa com tantos vestidos extravagantes passando bem em frente aos nossos olhos.
A melhor indumentaria foi a daquele senhor que estava completamente nu.
Incrivel, no meio da multidao, um homem totalmente desnudo.
Todo mundo riu.

Nenhum comentário: