terça-feira, 8 de setembro de 2009

Viajo porque preciso, volto porque te amo



Dirigido pelo pernambucano Marcelo Gomes ("Cinema, Aspirinas e Urubus") e pelo cearense Karim Ainouz ("O céu de Suely") o filme foi exibido com sucesso na mostra Orizzonti do Festival de Cinema que está acontecendo em Veneza (a platéia aplaudiu durante mais de um minuto).
Viajo porque preciso, volto porque te amo associa imagens documentais filmadas no sertão nordestino com a locução de um personagem ficcional interpretado pelo ator Irandhir Santos (apenas com a voz). O texto é uma mistura entre anotações técnicas, diário de viagem e carta de amor.
Com fotos e imagens feitas com diversos tipos de câmera, do super 8 ao vídeo digital, o filme indiretamente entrelaça o Sertão azul e pós-moderno de Suely com as paisagens áridas e arcaicas de Aspirinas. A caatinga, o cuscuz, a feira livre e os colchões de palha convivem com boates, letreiros em neon e flores de plástico. A trilha sonora é formada por canções populares (Noel Rosa, Peninha, Lairton dos Teclados, Biliu de Campina, Eugenia Leon) e músicas da banda recifense Chambaril gravadas especialmente para o projeto.
----------
fonte Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: