(Obrigada, Mikie, por partilhar conosco a sua sempre sensata opinião.)
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Santa Cruz Cabrália
(Obrigada, Mikie, por partilhar conosco a sua sempre sensata opinião.)
tristezas de um livreiro

Achei este relato no blog Poesia incompleta, cujo dono é português e dono de uma livraria.
"Senhora com um ar-de-doida-recentemente-solta-do-hospício
- Bom dia, tem algum livro de John Kelly?
Livreiro um-tudo-ou-nada-esmagado-diariamente-pela-enorme-ignorância
- Não tenho, infelizmente, mas posso procurar alguma referência.
Senhora com um ar-de-doida-surpreendida-pela-clamorosa-falha
- Não tem? Então mas fizeram agora um filme sobre ele e você não tem?
Livreiro um pouco mais aliviado
- Ah, esse, creio que se chama John Keats.

Senhora com ar-de-doida-feliz

- Sim, é esse mesmo.
Livreiro: De momento, não tenho nada, mas vou encomendar. Quer deixar-me um contacto?
Senhora:
Não, compro noutro sítio. Como é que disse que ele se chama? John Kitty?"
-------------
A graça está no trocadilho com a palavra inglesa kitty, muito usada para chamar os gatinhos, lembra a domesticididade de uma modorrenta vida de classe média. É isso, as mulheres confundem facilmente um grande poeta com um animal de estimação. Ou com um desenho japonês, o Hello Kitty.
(mesmo assim, achei engraçado)
----------
(às vezes penso que o mundo prefere mulheres assim (eternas loiras-burras)
Paulo Coelho na Espanha

Na edição espanhola do último livro do Paulo Coelho, alguém trocou as letras do nome do escritor brasileiro...A editora deve ter tido um baita prejuízo.
A biblioteca de Babel
teca de Babel é um conto metafísico de Borges que se acha inserido no livro Ficções, de 1944. Fala de uma realidade em que o mundo é constituído por uma biblioteca infindável, contendo todas as possibilidades de realidade.Um bibliotecário de gênio descobriu a lei fundamental da Biblioteca: todos os livros continham os mesmos elementos -- as letras do alfabeto, além do espaço do ponto e da vírgula. Também percebeu um fato confirmado por todos os viajantes: não havia dois livros idênticos, a Biblioteca é total e suas galerias e hexágonos registram todas as possíveis combinações de todas as letras em todos os idiomas. Tudo mesmo: a história detalhada do futuro, as autobiografias dos arcanjos, milhares de catálogos falsos (e a demonstração da falácia desses catálogos), os evangelhos (e seus comentários), a versão de cada livro em todas as línguas, enfim, qualquer coisa que você possa imaginar, inclusive o livro de sua vida, letra por letra. E outro que registra seus pensamentos. Estão lá, em algum livro ou em alguns bilhões deles. Vale a pena procurá-los?
Quando entro em uma livraria, costumo lembrar deste conto para me acalmar, porque a visão de muitos livros me dá sempre uma certa ansiedade, pois sei que em termos quantitativos de nada adianta ler um livro ou um milhão de livros, qualquer número será infinitamente pequeno diante da quantidade total. É um sentimento de impotência parecido com aquele do personagem interpretado por Sean Connery em O nome da Rosa, quando ele sai do incêndio carregando alguns poucos livros -- o resto foi todo consumido pelo fogo. No filme (e no livro de Umberto Eco que deu origem ao filme), a biblioteca e o bibliotecário cego são uma clara homenagem à Borges.
Hoje em dia se fala que a Biblioteca de Babel é a internet. Não é infinita, mas é suficientemetne grande para parecer.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Santo André - nova página na Web
Vai acontecer novamente, veja na página da Vivian Lee, aqui.
você conhece o chatroulette?
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
para onde vai o povoado?

o que está surgindo em seu lugar, com desmatamento irregular, tanto que o primeiro comprador, um espanhol, ainda não conseguiu a licença da Prefeitura para construir. Ora, para eu me posicionar sobre isto precisaria fazer todo um trabalho investigativo senão vira denúncia vazia... só que não sou repórter, nem trabalho no Ibama. Esta semana, por acaso encontrei alguém da família na praia, e resolvi perguntar. A resposta pareceu-me franca e sincera houve um erro inicial, mas já estamos resolvendo, tanto que o Luciano, funcionário da Prefeitura, está fazendo um trabalho no local para determinar o que se pode e o que não se pode vender. foto de Cláudia Schembri
curtinhas
ima exibiremos o primeiro filme da Sofia Coppola, no Casapraia (As virgens suicidas). Não perca, se estiver por aqui. Às oito e meio, digo, oito e meia.mensagem para minha neta
magina como pensei em você naquela noite de cinema do Casapraia, você apareceu linda na minha mente quando ouvi uma espectadora sussurrar “Chloe, venha para cá.”Era uma jovem, mais ou menos da idade de sua mãe, falando com a filha dela. Comentei que tenho uma neta com este nome e – pasme! – uma terceira mulher da platéia veio para junto de nós dizer sobre a filha dela que também se chama ...Chloe.
Contou-me que o nome está na moda, já é o sexto na preferência das estadunidenses.
Vamos fundar uma comunidade no Orkut as Chloes de Santo André.
ganhei fotos de presente
de Paloma, minha vizinha-mirim, alguns aninhos atrás
as netas da Wally neste último verão de Santo André
e dois dias depois, já na Alemanha
uma passageira clandestina que foi na bagagem dos sapatos (de Santo André até a Alemanha)as netas, e a barata na neve, presentes de Wally
e esta do Rene Maltese... (obrigada!)
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Eleições da AMASA
A casa das 7 mulheres ou o Ocaso das 7 musas
(Fernande, esquerda)
juntos no outono de 1905 até 1912 ano em que ela tomou a decisão de deixá-lo porque ele já se mostrava ausente na relação. Ela nunca se recuperou da separação. Morreu solitária e na miséria, em 1956. Fernande foi a amante que influenciou a passagem da fase azul, período em que a melancolia e a morte tingem os trabalhos do artista, para a fase rosa. Foi ela que lhe proporciounou estabilidade para experimentar novas cores e novos temas.
a Ucrânia, Olga era uma mulher ruiva de olhos verdes, muitas sardas e bastante ciúme. O pintor a conheceu durante uma passagem por Roma da companhia de balé russa de Sergei Diaghilev -- ela fazia parte do elenco de bailarinas. Casaram-se numa igreja ortodoxa em Paris e não viveram felizes para sempre, a relação foi repleta de brigas violentas. Tiveram um filho em 1921 (Pablo filho trabalhava como motorista do pai).
ch. Chegou a viver um tempo na Argentina, com o pai, de nacionalidade iugoslava. Tinha brilho próprio como fotógrafa e figura mundana – era a musa dos surrealistas, amante do escritor Georges Bataille e amiga dos poetas Paul Éluard e André Breton – quando Picasso a avistou pela primeira vez numa noitada do Café Deux Magots em Paris. 
etratada de forma obsessiva – nada menos que 163 quadros foram dedicados a ela.Jacqueline venerava o marido, ele era seu Deus e seu Sol. Não suportou a perda, em depressão profunda se suicidou com um tiro na cabeça em 1986.sábado, 20 de fevereiro de 2010
tô de olho na cidade
vocês receberam emails com a assinatura tô de olho na cidadeAs mensagens começaram a chegar esta semana, foram enviadas para uma extensa lista de destinatários, (a lista está aberta). Só que não sabemos quem está escrevendo... Usei a opção "responder" de meu email para tentar um contato e ontem recebi uma mensagem personalizada (abaixo)
"Olimpia
Seu BLOG é maravilhoso, porem tem outra característica, mostra o belo, a vida social de Santo Andre, as pessoas boas deste cantinho do mundo que eu tanto gosto. João Capador, a boca mais suja do vilarejo, e o melhor coração do local. Maninha, existe pessoa mais querida no mundo? Sou apaixonado por ela há 30 anos.
Você e Claudio que vieram para somar, trazem cultura para este canto perdido do planeta. Enfim, deu-me saudades das pessoas e momentos bons que passo aí, às vezes, não tanto quanto gostaria. Das Pizzas da Joyce, dos passeios de caiaques, das noites tranquilas de antigamente. Hoje bem perturbadas pelo barulho do som horrível das caixas de musica do Hotel CVC.
Santo Andre, te garanto, foi também melhor. Com a chegada do turismo, as coisas vão acontecendo. Umas boas outras ruins.
Fiquei muito triste com o fogo que no ano passado devorou a mata e o brejo do Acuba. Depois com a ganância, o despreparo, e a falta de cultura cívica dos proprietários, herdeiros de Dona Rita, que desmatam e derrubam arvores centenárias num dos lugares mais bonitos do lugarejo. Dona Rita nunca permitiria tal atitude, se estivesse viva. Ela, pessoa boa, não é culpada pelos desmandes dos filhos, ignorantes, preguiçosos e sem visão no futuro que infelizmente Deus lhe deu. Mesmo assim, Santo Andre é maravilhoso.Vamos continuar a lutar pela sua conservação, vamos tentar impedir que destruam. Meu abraço com carinho a todos que amam Santo Andre.
To de Olho na Cidade."
-------------------------------
resolvi colocar aqui no Rede Furada porque acho que os temas são pertinentes
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Yôga para adultos
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
uma loira bem devassa
Peguei carona na idéia deste post aqui, no blog da Lô Politi, profissional de cinema e publicidade. o que é isso, companheiro?
Como eu expliquei em post anterior, antes do carnaval, a última reunião de moradores daqui do povoado navegou em águas tranquilas.Contudo...
as reuniões anteriores eram mais pitorescas
ilustração de Maria Eugênia





