quarta-feira, 9 de junho de 2010

O que faço para ser modelo?


Ontem, quando ainda estava em Nova York, coloquei minha bolsa sobre um jornal que alguém esquecera na mesa do restaurante. Vi que era a edição do dia do The New York Times e que trazia, na primeira página, uma matéria sobre as moças que trabalham com a moda em cima de passarelas. A reportagem vinha diretamente de “ Restinga Seca, Brazil” – alguém sabe onde fica? Errou quem apostou no Nordeste. Acho que é perto de Paraíso do Sul, a cidade desta brasileirinha de 15 anos (foto) que está tentando a sorte como modelo. As agências enviam profissionais para o Brasil (os “scouts”) para procurar o que eles chamam de “coquetel perfeito”: garotas que tragam uma mistura genética de ancestrais alemães e italianos, se possível com gotas de sangue russo ou eslavo e quem sabe descobrem uma nova Gisele Bundchen.
Cinderelice total.
Porém – diz a reportagem – o Brasil não é mais o mesmo no que toca à beleza feminina. Agora as mulheres de pele morena estão se destacando e desafiando o modelo. Citam Taís Araújo, Juliana Paes, Camila Pitanga e Marina Silva. Não entendi o que a candidata a presidente da república estava fazendo neste time, mas o que eles queriam apontar é que este fenômeno em parte se explica pela alta na renda das famílias negras que “dobrou mais de 40% em relação às famílias brancas”, diminuindo o abismo da desigualdade social e criando uma camada de consumidores negros mais poderosa. Segundo o jornal, das 1.128 modelos que participaram do São Paulo Fashion Week em 2008, apenas 28 eram negras. Tal fato gerou uma ação judicial por parte da procuradoria pública do estado visando assegurar que pelo menos 10% das modelos sejam descendentes de africanos ou de indígenas. A ação é louvável – mas é tímida.
---------------
Chegamos hoje em São Paulo depois de 10 horas num vôo abarrotado e cheio de vizinhos com crianças chorosas. Foi chegar em casa, por as malas de lado, tomar banho e cair na cama. Pensei que estava em São Paulo, mas devo ter tomado o avião errado e caí no Alasca.
Saudade de Santo André da Bahia.
(fotos: do avião é de Sonia Bonzi, a do jornal, de João Pina, e a do cabeçalho de João Wainer)

2 comentários:

Maria disse...

Olá querida Olimpia! Quando dei minha passadinha basica por aqui vi sua pergunta.... rssss... pensei... isso é aqui no Sul. Restinga Seca, Brazil – alguém sabe onde fica? http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:NGwEF4j31kYJ:www.restingaseca.rs.gov.. br/+restinga+seca&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

bjooo e saudades da Bahia

olimpia disse...

Olá Maria!
Ainda bem que temos bastante gaúchos frequentando Santo André da Bahia e tirando nossas dúvidas quanto se trata do Sul.
Obrigada, e apareça!
bjks