domingo, 13 de junho de 2010

Sharbat Gula: a menina dos olhos d'água

A foto desta menina afegã de 12 anos impressionou o mundo quando apareceu na capa da revista National Geographic em 1985 nos fixando diretamente. De autoria do americano Steve McCurry a foto faz parte da mostra O desassossego da cor , na Galeria de Babel, em São Paulo.
Nas palavras do fotógrafo:
“A imagem desta menina foi reconhecida no mundo inteiro. Recebi várias cartas e e-mails até que decidi tentar encontrá-la. Muitos queriam conhecer sua história. Quando a achamos foram feitos vários testes científicos que comprovassem que era realmente ela. Mas nós não tínhamos dúvidas. O documentário que fizemos para encontrá-la teve um impacto muito forte em minha vida. Mas o melhor da história foi o fato de sermos capazes de reencontrá-la, ajudá-la e fazer sua vida melhor.”
Steve é um dos mais famosos documentaristas mundiais. Andou pelo Oriente fotografando momentos históricos e cotidianos de vários países como Afeganistão, Índia, Camboja, Líbano.
suas fotos têm cores febris e são de imensa beleza estética como esta, de mulheres indianas do Rajastão.

3 comentários:

Anna diSanseverino disse...

Aqui em Milao algumas semanas atràs teve uma exposiçao dele, e obviamente, essa foto estava là.. e tambèm a foto dele passados vinte anos, com o marido e filhos, uma coisa impressionante!!
Obrigado por postar!
Abçs, Anna ( Milao)

Anna diSanseverino disse...

Ah..esquecia : parabèns pelo novo "visual" gostei :)))
a foto è linda... saudade!!

olimpia disse...

Anna, hoje estamos sincronizadas... ainda há pouco passei para dar uma olhada no site Cabralia Informe e olhei, pela primeira vez, para o quadro das pessoas que acompanham. Imediatamente notei o seu rosto de Modigliani...
A segunda coincidência foi esta, das fotos do Steve McCurry, acho que a mostra está correndo o mundo.
Obrigada pelo seu estímulo!
bjks