quinta-feira, 8 de julho de 2010

aposentar e morar na praia


Pois é,  aqui estou eu aposentada e morando num bonito povoado de pescadores no sul da Bahia como sempre sonhei. Durmo com o som do mar batendo na porta do quarto e acordo sem lenço e sem documento sentindo a presença da pessoa amada e ouvindo o trinado dos irrequietos passarinhos na ramagem do ingazeiro no quintal.  Mas, como é sabido até pelo mundo mineral, nem tudo do cotidiano no paraíso funciona bem: ainda ontem tomei uma ducha de água fria quando quis tomar o banho matinal.   Não tinha água nem para escovar os dentes, só umas gotinhas desanimadas saíam das torneiras. 

Preâmbulo para explicar o que vem a ser a água em Santo André.

Existe “água encanada”, e já vou explicar o motivo das aspas. Trata-se de uma enorme caixa d’água azul e coletiva que fica plantada na encosta do morro e é abastecida com a água de um poço artesiano conduzida até lá pela força de uma bomba elétrica.  Uma rede subterrânea de canos conduz a água para as casas da aldeia. Quem faz a manutenção destes mecanismos são os moradores daqui, uma vez que o poder público é relapso. De vez em quando falta a “água da rua” (é assim que nós a chamamos), por isto muita gente tem seu próprio poço no quintal.  Além disso,  a “água da rua” por vezes chega em casa parecendo o refrigerante Fanta laranja. É que o teor de ferro neste solo onde pisamos é altíssimo, tornando a água insalubre para o consumo humano. Para beber, só água fervida ou mineral. Por outro lado, quando fizemos a análise química da água do nosso terreno constatamos que é limpa, não havia traço algum de bactérias nem impurezas biológicas.
Faz agora um ano e meio, chegou na vila uma empresa contratada pela Prefeitura de Cabrália. Vinha para fazer uma nova rede de encanamento e providenciar o tratamento da água.  Embora a notícia fosse alvissareira, o momento escolhido para abrir os buracos na rua não foi dos mais felizes: na véspera do réveillon! Para um povoado que vive basicamente do turismo foi terrível... era uma desolação ver as ruas esburacadas  e os montes de terra espalhados por todo lugar, bem na hora da chegada dos visitantes... E o pior,  trocaram a rede mas  não fizeram o tratamento da água --  até hoje estamos esperando.Aqui em casa temos um reservatório enterrado no quintal, com capacidade para 5 mil litros. Fizemos a conexão com a “água da rua”, deixamos decantar e tratamos com cloro. Este esquema doméstico também sofre a erosão causada pela maresia, de vez em quando uma peça enferruja e tome trabalho até a água voltar a correr pelos canos...
--------
a foto dos barcos com arco-íris é de Cláudia Schembri

Nenhum comentário: